Diversidade em Ciência #12: As histórias dos baldios, pessoas em situação de rua em Manaus

A pesquisa, transformada nos livros “Trajetos de dor e resistência em Manaus” e “Baldios, os invisíveis desapossados da cidade”, escritos por Noélio Martins e Renan Albuquerque, dá visibilidade aos invisíveis sociais

27/09/2021 - Publicado há 3 anos
Diversidade em Ciência - USP
/

Nesta entrevista, o professor Ricardo Alexino Ferreira conversa com Noélio Martins e Renan Albuquerque. Martins é doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Albuquerque é professor doutor da Ufam e pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da USP.

Durante a entrevista, eles falam sobre os livros, escritos pelos dois, Trajetos de dor e resistência em Manaus e Baldios, os invisíveis desapossados da cidade, lançados pelas Editoras Alexa Cultural e Edua. As duas obras narram a condição de pessoas em situação de rua em Manaus. Os dois livros são desdobramentos da tese de doutorado de Noélio Martins, defendida na Ufam, que teve como coorientador Renan Albuquerque.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.