Diversidade em Ciência #12: As histórias dos baldios, pessoas em situação de rua em Manaus

A pesquisa, transformada nos livros “Trajetos de dor e resistência em Manaus” e “Baldios, os invisíveis desapossados da cidade”, escritos por Noélio Martins e Renan Albuquerque, dá visibilidade aos invisíveis sociais

Jornal da USP
/

Nesta entrevista, o professor Ricardo Alexino Ferreira conversa com Noélio Martins e Renan Albuquerque. Martins é doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Albuquerque é professor doutor da Ufam e pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da USP.

Durante a entrevista, eles falam sobre os livros, escritos pelos dois, Trajetos de dor e resistência em Manaus e Baldios, os invisíveis desapossados da cidade, lançados pelas Editoras Alexa Cultural e Edua. As duas obras narram a condição de pessoas em situação de rua em Manaus. Os dois livros são desdobramentos da tese de doutorado de Noélio Martins, defendida na Ufam, que teve como coorientador Renan Albuquerque.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.