Ambiente é o Meio #25: Forró e cultura nordestina denunciam agressões ao meio ambiente

O produtor cultural Paulinho Rosa afirma que a música não está alheia à questão climática e é importante que também trate do tema

 03/02/2022 - Publicado há 2 anos
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #25: Forró e cultura nordestina denunciam agressões ao meio ambiente
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com o empresário e produtor cultural Paulinho Rosa. Apresentador do podcast Vira e Mexe da Rádio USP, que difunde a história do forró e ritmos afins – baião, arrasta-pé, xote e xaxado -, assim como as grandes personalidades do gênero musical como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro, Rosa fala sobre as agressões ao meio ambiente relatadas no forró e na cultura nordestina.

Durante a conversa, Rosa relembra um episódio do podcast em que apresentou forrós abordando a questão ambiental e relaciona o gênero musical com a contemporaneidade e os assuntos que estão em pauta no Brasil e no mundo. “Naquele momento, tinha acabado de sair um relatório da ONU sobre a questão climática e os perigos que estamos enfrentando de maneira muito séria”, afirma o produtor, dizendo ser difícil ficar alheio ao tema. Diante desse cenário, “a gente tinha que fazer os forrozeiros mostrarem também que estamos preocupados com o meio ambiente, que é uma coisa muito séria na nossa vida, assim como a cultura”, diz Rosa. 

Para tratar o assunto, diz ser importante mostrar que “essa história vem de muito tempo atrás” e que existem várias músicas que mostram a recorrência do tema “desde a década de 1940 até músicas mais recentes”. E cita Sobradinho, de Sá e Guarabyra; Matança, de Xangai; Xote Ecológico e Asa Branca, de Luiz Gonzaga, como exemplos de músicas que abordam questões ambientais. 

Segundo o apresentador do Vira e Mexe, o episódio lembrado quis retratar a agressão ambiental conforme as letras das músicas do gênero musical e a cultura nordestina. Diz que tanto as músicas quanto a cultura nordestina merecem mais espaço e que o forró é pouco tocado nas rádios do País. Mas, afirma, “a cultura nordestina vai sobreviver sempre”, porque, juntamente com o samba, são os “grandes alicerces da cultura brasileira”, dando origem a outros ritmos musicais.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.