Universidade quer fortalecer parcerias de ensino e pesquisa com instituições norte-americanas

Com objetivo de desenvolver uma relação mais concreta, as universidades destacam o investimento em programas de intercâmbio e pesquisas em agricultura e ciência quântica

25/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 04/09/2023 as 13:18
Representantes da USP e do sistema de universidades de Illinois (Estados Unidos) se reuniram nesta quinta-feira para discutir parcerias – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na última quinta-feira, 24 de agosto, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior recebeu reitores e professores do Sistema de Universidades de Illinois, nos Estados Unidos, composto pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign, Universidade de Illinois Chicago e Universidade de Illinois Springfield.

O encontro foi uma oportunidade para discutir possibilidades de parcerias, tanto no desenvolvimento de pesquisas conjuntas quanto em programas de intercâmbio de discentes e docentes de ambas as instituições. A delegação norte-americana está no Brasil em visita às instituições e agências de fomento à pesquisa, com o objetivo de fortalecer a colaboração estratégica entre os países.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirmou que a Universidade está procurando investir mais no fortalecimento de parcerias estratégicas, por meio de objetivos e programas efetivos nas áreas de ensino e pesquisa. “Nosso objetivo, agora, é focar na melhoria das parcerias, pois quando analisamos o que foi feito ao longo dos anos, observamos que foram poucas as contribuições e realizações efetivas”, afirmou Carlotti.

O presidente do Sistema de Universidades de Illinois, Timothy Killeen, citou as similaridades entre os Estados de Illinois e de São Paulo, principalmente no âmbito da diversidade cultural e do potencial industrial, o que favorece o intercâmbio entre as instituições de ensino. Killeen revelou também o interesse em alocar um escritório em solo brasileiro, para que as pesquisas e estudos possam compreender melhor a realidade local. “Nós temos esse tipo de estrutura na Ásia, com escritórios instalados diretamente no território. Dessa forma, conseguimos entender todo o ecossistema de cada local”, disse.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Entre os principais temas de interesse para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas estão a agricultura, a ciência quântica e as organizações de cooperação internacional.

Participaram do encontro o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Proença; o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado; o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; a professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Helaine Carrer; o vice-presidente interino de Relações Internacionais da Universidade de Illinois, Pradeep Khanna; o vice-presidente executivo, Nicholas Jones; o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jay Walsh; o diretor executivo do Illinois Global Institute, Jerry Dávila; a professora associada Flávia Andrade; o professor de Cinesiologia e Saúde Comunitária, Pedro Hallal; o diretor da Faculdade de Ciências da Agricultura, Consumo e Ambientais, Germán Bollero; e a diretora de Programas Internacionais, Mary Arends-Kuenning.

*Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto