Seminário IntegraCom reúne profissionais da área de comunicação da USP

O evento é uma iniciativa do Programa IntegraCom, que tem a proposta de aproximar a Superintendência de Comunicação Social das equipes de comunicação que atuam nas Unidades

25/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/08/2022 as 18:22
O superintendente de Comunicação Social, Eugênio Bucci, que proferiu a palestra “A comunicação da USP com a sociedade” – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Cerca de 80 profissionais que atuam na área de comunicação em todas as Unidade da USP participaram nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, do primeiro Seminário IntegraCom, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (SCS).

“Nós somos uma das maiores e mais importantes universidades do mundo, com projeção nacional e internacional, e essa visibilidade é graças ao esforço de todos os que atuam na área de comunicação. É um trabalho imprescindível e, muitas vezes, não percebemos a importância da contribuição de cada um. Os pesquisadores desenvolvem as pesquisas, mas são vocês que apresentam os resultados para a sociedade”, afirmou o superintendente de Comunicação Social, Eugênio Bucci, na palestra de abertura do seminário.

Em seguida, o coordenador editorial e de planejamento da SCS, Luiz Roberto Serrano, falou sobre o papel do Jornal da USP e da Rádio USP, o alcance desses meios e seu impacto na comunicação pública da Universidade. “O aumento da eficiência desse sistema USP de comunicação tem sido fundamental para a exposição e a legitimação do papel da USP junto à sociedade”, explicou Serrano.

O evento foi realizado no auditório Safra da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e contou com a presença da diretora da FEA, Maria Dolores Montoya Diaz.

O coordenador editorial da SCS, Luiz Roberto Serrano, falou sobre o alcance do Jornal da USP e da Rádio USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Comunicação da USP

O seminário foi a primeira ação do Programa de Integração dos Comunicadores (IntegraCom), uma iniciativa promovida pela SCS com o objetivo de integrar as diferentes equipes de comunicação que atuam na USP, formando uma rede de comunicação.

Como explica Bucci, “pretendemos que essa seja uma ação contínua e que possamos criar condições para aumentar a integração entre as equipes, permitindo a troca de experiências, a definição de diretrizes e parâmetros de atuação e o fortalecimento da relação entre a Universidade e os veículos de imprensa”.

Entre as próximas ações do programa estão previstas a realização de uma pesquisa qualitativa para identificar as principais demandas da área de comunicação, assim como a organização de palestras com convidados externos e outros eventos para o compartilhamento de boas práticas e soluções comunicacionais.