Reitores da USP, UERJ e UFPR divulgam nota conjunta em apoio a ministros do Tribunal Superior Eleitoral

Comunicado também é assinado pelos diretores das Faculdades de Direito das três universidades

 08/08/2021 - Publicado há 4 meses  Atualizado: 19/08/2021 as 10:38

Em comunicado, divulgado no dia 8 de agosto, os reitores das três universidades – USP, UERJ e UFPR – e os diretores das respectivas Faculdades de Direito manifestam “irrestrito apoio a docentes e ex-alunos que hoje circunstancialmente integram o Tribunal Superior Eleitoral na condição de ministros”.

De acordo com a nota, “as universidades às quais estão vinculados os ministros Alexandre de Moraes e Carlos Bastide Horbach (USP), Luís Roberto Barroso (UERJ) e Edson Fachin (UFPR) têm plena certeza de que seus membros, ora ministros, reúnem as características técnicas e morais para seguir assegurando a lisura do processo democrático e eleitoral do país”.

Acesse, a seguir, a íntegra da nota.

Nota conjunta da USP, UERJ e UFPR

Os reitores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os diretores de suas respectivas Faculdades de Direito vêm manifestar seu irrestrito apoio a seus docentes e ex-alunos que hoje circunstancialmente integram o Tribunal Superior Eleitoral na condição de ministros.

Há décadas, o TSE tem sido garantidor de eleições hígidas, limpas, democráticas e confiáveis. As universidades às quais estão vinculados os ministros Alexandre de Moraes e Carlos Bastide Horbach (USP), Luís Roberto Barroso (UERJ) e Edson Fachin (UFPR) têm plena certeza de que seus membros, ora ministros, reúnem as características técnicas e morais para seguir assegurando a lisura do processo democrático e eleitoral do país.

Esta confiança nos impele a reafirmar a ilibada reputação que eles granjearam e seguem a desfrutar entre seus pares, inabalável mesmo face a questionamentos ou invectivas que surjam na cena política.

Temos orgulho dos nossos e certeza de que sabem bem desempenhar seu fundamental papel na continuidade democrática.

São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, 8 de agosto de 2021.

Vahan Agopyan
Reitor da USP

Ricardo Lodi Ribeiro
Reitor da UERJ

Ricardo Marcelo Fonseca
Reitor da UFPR

Floriano de Azevedo Marques
Diretor da FD USP

Sérgio Said Staut Junior
Diretor da FD UFPR

Heloísa Helena Barboza
Diretora da FD UERJ

Clique aqui para acessar o documento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.