Projeto Climate-U apresenta pesquisas para enfrentar as mudanças climáticas

Projeto reuniu diversas universidades em torno do tema das mudanças climáticas; evento contou com a presença do secretário de Mudanças Climáticas do município de São Paulo

15/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 04/07/2023 as 17:49
(A partir da esquerda) O diretor do Instituto de Energia e Ambiente, Roberto Zilles; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; a superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Faga Iglecias Lemos; e o coordenador do Climate-U na USP, Tercio Ambrizzi – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O desenvolvimento sustentável e a questão das mudanças climáticas têm sido pontos-chave para guiar a atuação da atual gestão reitoral da USP. Uma semana depois da apresentação dos relatórios iniciais do USPSusten, programa que desenvolve pesquisas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou da abertura do simpósio Transforming Universities for a Changing Climate, em que foram apresentados os resultados finais do projeto Climate-U. O evento ocorreu no auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), na última quarta-feira, 14.

O Transforming Universities for a Changing Climate (Climate-U) é uma iniciativa que une instituições universitárias de diferentes países em torno de um objetivo comum: contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas. O projeto incentiva a capacitação dessas universidades e estimula o fortalecimento das relações entre elas e comunidades em situação de maior vulnerabilidade, de modo a promover um impacto positivo na sociedade.

Na abertura da cerimônia, o diretor do IEE, Roberto Zilles, afirmou que o instituto se esforça para ser um integrador de diversas unidades para fortalecer a sustentabilidade na Universidade, algo que é um dos focos da gestão do reitor Carlotti. Em consonância com esse discurso, o coordenador do Climate-U na USP, Tercio Ambrizzi, afirmou que as ações tomadas nos últimos tempos não só fizeram a USP subir posições em rankings internacionais, mas também “mostram que a Universidade de São Paulo pode ser um exemplo para o País como um todo”.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior lembrou que as universidades são um dos atores mais importantes no enfrentamento das questões climáticas e acrescentou que, por isso, pretende transformar os campi da USP em modelos para que a sociedade possa fazer as alterações necessárias em seus próprios ambientes. “Se nós não fizermos algo agora, não vai haver planeta para entregarmos para nossos filhos”, reiterou Carlotti.

O evento contou também com a presença da superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Faga Iglecias Lemos, que contou sobre as ações e pesquisas que a SGA tem desenvolvido na Universidade. Já o secretário de Mudanças Climáticas do município de São Paulo, Pedro Pinheiro, descreveu os trabalhos realizados por sua secretaria. “Venho agradecer o apoio que a Universidade de São Paulo tem dado ao nosso trabalho de gestão na cidade e informar que o município tem um plano climático que precisa, cada vez mais, dessa integração da ciência com a política”, concluiu.

Houve ainda as apresentações da representante da Universidade de Passo Fundo, Luciana Londero Brandli, e do representante da Universidade Federal do Pará, Salomão Antonio Muffarej Hage — ambas instituições participantes do projeto no Brasil. Na segunda parte do simpósio, pesquisadores de várias unidades da USP falaram sobre estudos relacionados ao tema das mudanças climáticas.