USP lança logotipo em comemoração a seus 90 anos de fundação

A efeméride será comemorada em 2024; arquivos do logotipo estão disponíveis para a comunidade universitária no site de identidade visual da Universidade

 27/11/2023 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 11/01/2024 as 18:21
Por
Logotipo poderá ser utilizado por toda a comunidade da USP em materiais visuais e documentos oficiais. Imagem: Reprodução/SCS

.
Em comemoração a seus 90 anos de fundação, que serão celebrados em 2024, a USP está lançando um logotipo comemorativo alusivo à data. A nova marca, elaborada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) em parceria com a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 anos, permitirá a toda comunidade assinalar graficamente essa efeméride em documentos e materiais visuais.

O novo símbolo representa a história e  tradição da Universidade como uma instituição forte, preocupada com marcas institucionais. Segundo a servidora da SCS responsável pela criação do logo, Thais Helena dos Santos, o trabalho da equipe de arte da Superintendência, composta pelos funcionários George Campos e Moisés Dorado, buscou “exercer uma função, que é a de marcar visualmente as nove décadas celebradas e criar um sentimento de pertencimento à comunidade universitária”.

Segundo Thaís, a concepção foi baseada em um padrão de design adotado desde as comemorações dos 75 anos da USP. “Ao ser compartilhado com o público externo, o logo relembra que a Universidade é mantida pela sociedade paulista há quase um século”, afirma.

Os arquivos e as orientações para utilização do logo podem ser acessados no site do manual de identidade visual da USP. É possível baixar o material em diferentes formatos, como imagem, transparência ou vetor.

A proposta para o logo dos 90 anos seguiu a identidade adotada nas datas comemorativas anteriores e tem versões com diferentes cores da USP

Também como parte das comemorações do aniversário da Universidade, no início deste mês, a Editora da USP (Edusp) lançou o edital “Ensaios sobre a Universidade de São Paulo por ocasião de seus 90 anos em 2024”.

A iniciativa tem como objetivo estimular os docentes a produzir e publicar ensaios sobre a história da Universidade e suas unidades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, busca fomentar textos acadêmicos de alta qualidade que abordem as experiências políticas, intelectuais e científicas da USP desde sua fundação, em 1934, até os dias atuais.

* Estagiária sob supervisão de Michel Sitnik


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.