Reitor participa das cerimônias de posse dos novos governantes de São Paulo e do Brasil

Além das solenidades de transmissão dos cargos de presidente da República e de governador de São Paulo, o reitor também prestigiou a cerimônia de posse do novo ministro da Fazenda

 02/01/2023 - Publicado há 1 mês  Atualizado: 08/01/2023 as 21:48
Por
Posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva – Foto: Ricardo Stuckert

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior participou ontem, dia 1º de janeiro, da cerimônia que marcou a transmissão dos cargos de governador do Estado de São Paulo, para Tarcísio de Freitas, e de vice-governador, para Felício Ramuth, além da nomeação da equipe de secretários estaduais para a gestão 2023-2026. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

+ Mais

Ex-reitor da USP será secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação em nova gestão do governo de SP

Além de parabenizar pessoalmente Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth, o reitor teve a oportunidade de cumprimentar os novos secretários Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo), Eleuses Paiva (Saúde) e Renato Feder (Educação).

Na tarde desse mesmo dia, Carlotti esteve em Brasília, onde marcou presença na cerimônia de posse do novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que aconteceu no Palácio do Planalto.

Na ocasião, o reitor cumprimentou o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin e se encontrou com os novos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Nísia Trindade Lima (Saúde), e ainda com Ana Estela Haddad, que deverá ocupar o cargo de secretária da Saúde Digital do Ministério da Saúde.

(A partir da esquerda) O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan; o reitor da Unesp, Pasqual Barretti; e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante a cerimônia de posse do governador Tarcísio de Freitas – Foto: Arquivo pessoal

“Em nome da Reitoria da USP, parabenizo os empossados e agradeço a recepção que tivemos em todos os eventos. Desejo aos novos governos, federal e estadual, sucesso na gestão e reitero que a Universidade segue disposta a contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade brasileira”, afirmou o reitor.

Ministro da Fazenda

Ainda em Brasília, o reitor participou da cerimônia de posse do novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que aconteceu hoje, dia 2º de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Professor de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Fernando Haddad é graduado em Direito pela Faculdade de Direito (FD), com mestrado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e doutorado em Filosofia pela FFLCH.

Haddad tem vasta experiência na administração pública. Foi subsecretário de Finanças do município de São Paulo (2001-2003), assessor Especial do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003-2004), secretário Executivo do Ministério da Educação (2004-2005), ministro da Educação (2005-2012). Também foi prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016.

Posse do novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad – Foto: Divulgação

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.