USP forma catadores para reciclagem de lixo eletrônico

Os 180 catadores foram capacitados para a realização da coleta segura e do processamento adequado dos resíduos de equipamentos eletrônicos.

Os 180 catadores de lixo que se formaram participaram do projeto Eco-Eletro

No dia 22 de novembro, um evento especial lotou o auditório “Professor Francisco Romeu Landi”, na Escola Politécnica, em São Paulo. O Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (Lassu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, promoveu a formatura de 180 catadores de material reciclável que participaram do projeto Eco-Eletro, realizado em parceria com o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR), a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP e o Instituto GEA, com patrocínio da Petrobras.

Nos últimos 18 meses, os catadores foram capacitados para a realização da coleta segura e do processamento adequado dos resíduos de equipamentos eletrônicos, com o intuito de evitar a contaminação dos indivíduos e também do meio ambiente e promover o aumento de renda das cooperativas capacitadas. Participaram do projeto pessoas que trabalham em cooperativas, realizando a coleta de resíduos de informática nas regiões de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, além de outros participantes oriundos de outros Estados brasileiros.

Os melhores alunos do curso e as cooperativas que se destacaram no desenvolvimento do projeto Eco-Eletro foram premiados.

Durante o evento, os melhores alunos do curso e as cooperativas que se destacaram no desenvolvimento do projeto Eco-Eletro foram premiados.

Em seguida, foi realizado um seminário sobre o papel dos catadores na logística reversa, com a presença da coordenadora do Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos da USP, Maria Cecília Loschiavo, e o coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Laureano.

(Fotos: Walter Goya)