Universidade comemora os 45 anos de criação da Unicamp

No dia 5 de outubro, a Universidade de Campinas (Unicamp) comemorou oficialmente seus 45 anos de criação, com uma sessão solene do Conselho Universitário, que contou com a participação do reitor da USP, João Grandino Rodas.

O reitor participou da cerimônia e disse que fez questão de estar presente ao evento por considerar a criação da Unicamp um milagre, fruto de um espírito inovador

No dia 5 de outubro, a Universidade de Campinas (Unicamp) comemorou oficialmente seus 45 anos de criação, com uma sessão solene do Conselho Universitário, que reuniu inúmeras autoridades no Centro de Convenções da Universidade.

O reitor João Grandino Rodas participou da cerimônia e disse que fez questão de estar presente ao evento por considerar a criação da Unicamp um milagre, fruto de um espírito inovador. “Vivíamos numa época difícil, de monopólio de uma única universidade no Estado de São Paulo e com dificuldade de se encontrar pessoas que deixassem a inércia de lado e ousassem. Zeferino Vaz fez isso, mas não sozinho: muitos que começaram com ele estão aqui nessa mesa. Se criar a universidade foi algo estonteante, o que fez a Unicamp, em 45 anos, nenhuma outra instituição fez no Brasil até hoje. Nós, da USP, gostaríamos que a Unicamp não deixe de ter aquele fervor inicial”, destacou.

Em seu discurso, o reitor da Unicamp, Fernando Costa, manifestou sua satisfação e orgulho por estar à frente da administração da Unicamp nesta data. “Os dirigentes têm um papel importante, mas a direção da Universidade é sempre dada, nos últimos trinta anos, por seu órgão colegiado maior, que é este Conselho Universitário. É um órgão importante e que tem contribuído de maneira fundamental para o que a Unicamp é hoje, consolidada como um dos principais centros brasileiros de formação de pessoas e produção científica de qualidade”, disse.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Unicamp / Foto: Antonio Scarpinetti)