Saúde Pública usa telhados verdes para combater ilhas de calor

Unidade usa tecnologia sustentável do ponto de vista ambiental

Localizada na Av. Dr. Arnaldo, Centro expandido de São Paulo, uma das maiores e mais poluídas metrópoles do mundo, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP tenta fazer sua parte para diminuir as "ilhas de calor" e problemas com a poluição atmosférica da cidade.Apesar de ser uma Faculdade que realiza pesquisas na área de saúde e para melhorar a qualidade de vida das pessoas, está inserida num entorno totalmente poluído e com excesso de calor. Seu novo prédio que abriga Biblioteca, salas de aulas, auditório e outros serviços, tem uma arquitetura moderna composta de concreto e vidros, o que se por um lado proporciona bastante claridade e praticidade a seus usuários, por outro deixa seu interior super aquecido, pois seu telhado é composto por material de fibra transparente, o que concentra excesso de calor em seu interior e prejudica as condições de trabalho e de saúde de seus funcionários e desconforto térmico aos alunos e usuários.Para tentar resolver ou ao menos amenizar esse problema, FSP/USP está usando uma tecnologia sustentável do ponto de vista ambiental e criativa. Trata-se do "telhado verde", um procedimento amplamente disseminado em países escandinavos, Alemanha e que aos poucos conquista adeptos na América Latina, como no caso do México, que está usando largamente este recurso. Além, de Bolívia (

La Paz ) e Cuba.A FSP/USP está construindo um jardim suspenso sobre o telhado de fibra de seu prédio novo, composto inicialmente por mudas de maracujá, que espalham seus galhos e folhas pelo telhado, quebrando a incidência direta dos raios solares sobre o mesmo , o que diminui o calor interno do prédio e ruído em períodos de chuva.Essa técnica é estudada pela Universidade de Humboldt, em Berlim, como alternativa para sanar não só problemas como "ilhas de calor", mas também de poluição atmosférica, redução de calor transmitido para o interior das edificações. Trata-se de um sistema de "naturação urbana". A naturação urbana tenta transformar em biótopos, os edifícios e espaços urbanos, a fim de que, unidos através de corredores verdes (vários prédios com jardins sobre os telhados), eles facilitem a circulação atmosférica e melhorem o microclima das grandes cidades.O aumento do volume de plantas no espaço urbano, acaba afetando de forma benéfica o microclima das cidades. Além disso, para as regiões de chuva intensa, as áreas naturadas podem servir de retentoras de água de chuva, prevenindo, desta forma, a ocorrência de enchentes.O projeto da FSP/USP ainda está no início e quer envolver toda a Comunidade FSP (docentes, funcionários e alunos) para construir e cuidar desse jardim suspenso, assim como, servir de exemplo para que outros prédios da cidade tomem tal iniciativa. A comunidade da FSP poderá contribuir trazendo mudas de trepadeiras e sugestões que venham a agregar soluções adequadas ao ambiente edificado.

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Comunicação Institucional da FSP através do telefone (11) 3081-5091, com Marcellus William Janes.