Reitor participa de audiência com Comissão da Assembleia Legislativa

No dia 27 de novembro, o reitor João Grandino Rodas participou de uma oitiva com os membros da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo, na sede da instituição, em São Paulo.

28/11/2013 - Publicado há 10 anos
Durante mais de três horas, o reitor prestou esclarecimentos sobre temas relacionados à Universidade

O reitor deu início à sua explanação explicando aos deputados sobre sua ausência em convocações anteriores, com provas documentais, que “tais convocações haviam sido feitas, contrariando a Constituição do Estado de São Paulo, com apenas um dia de antecedência, quando o prazo regulamentar constitucional é de trinta dias”.

Durante mais de três horas de duração da audiência, o reitor falou sobre os imóveis comprados durante sua gestão, sobre os processos administrativos em andamento na Universidade, sobre a ocupação do prédio da Administração Central e os prejuízos causados por tal invasão, bem como sobre a situação ambiental da USP Leste. “Foi uma oportunidade de apresentar todos os esclarecimentos da Universidade e da Reitoria a respeito de uma série de questões, praticamente todas aquelas que vem sendo colocadas nesses últimos quatro anos, além de questões antigas sobre a Faculdade de Direito”, afirmou.

Outro assunto abordado foi a instituição da Comissão da Verdade da USP, em maio deste ano, para examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, praticadas durante a ditadura militar, contra docentes, alunos e funcionários da Universidade.

Sete docentes fazem parte da Comissão: Dalmo de Abreu Dallari, da Faculdade de Direito (FD), na qualidade de presidente; Erney Felicio Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas; Eunice Ribeiro Durham e Janice Theodoro da Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Maria Hermínia Brandão Tavares de Almeida, do Instituto de Relações Internacionais (IRI); Silvio Roberto de Azevedo Salinas, do Instituto de Física (IF); e Walter Colli, do Instituto de Química (IQ).

(Foto: Ernani Coimbra)