De 12 a 14 de agosto a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP sedia um evento para apresentar pesquisas de mestrado realizadas no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação (PPgSI), nas linhas de inteligência e gestão e desenvolvimento de sistemas.
O Workshop de Dissertações do PPgSI, realizado anualmente, conta nesta sexta edição com apresentações orais e de pôsteres. Estão também programados palestras e painéis com temas de interesse de toda a comunidade da área, incorporadas para tornar o workshop mais diversificado e atrativo.
As palestras incluem os temas Implementação de redes neurais artificiais em hardware, com Emilio Hernandez e Miguel Angelo de Sousa; e Interação humano-dados, com Pedro Pizzigatti Corrêa e Marcelo Morandini.
Um painel sobre divulgação científica busca fomentar uma discussão didática e, ao mesmo tempo, provocadora sobre como alunos da pós-graduação e professores podem comunicar seus trabalhos de pesquisa para a sociedade. A jornalista Luiza Caires, mestre em Comunicação pela USP, editora de Ciências do Jornal da USP e autora do guia De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, é uma das convidadas, juntamente com Luiz Gustavo de Almeida, doutor em Microbiologia pela USP, fundador da iniciativa “Cientistas Explicam” e coordenador regional do festival Pint of Science; e Marcos Barretto, professor de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP há mais de 30 anos, onde pesquisa robôs sociáveis e seu impacto na sociedade. Também atua no incentivo ao empreendedorismo, sendo coordenador do programa Academic Working Capital (AWC).
Um segundo painel traz egressos do programa de pós-graduação para falar sobre suas experiências e caminhos profissionais/acadêmicos seguidos.
De acordo com os organizadores, o evento foi planejado para criar um ambiente estimulante para a troca de conhecimentos e experiências entre os diversos grupos de pesquisa, sendo o fórum mais propício para que tanto os alunos quanto seus orientadores conheçam os trabalhos realizados pelos pares e possam contribuir e se beneficiar de alguma forma.
Para alguns alunos, a participação no workshop representará uma das primeiras experiências de divulgação de suas pesquisas, atividade tão comum na vida de pesquisadores que buscam discutir e validar suas ideias com a comunidade científica acadêmica. Assim, a participação contribui no processo de formação destes alunos como pesquisadores. Já para os que ainda não iniciaram sua pesquisa, assistir ao workshop é uma oportunidade interessante para entender melhor o que é uma pesquisa científica, como ela se desenvolve, o que é possível fazer no nível de um mestrado e quais as áreas de atuação do programa.
A entrada para assistir ao evento é aberta ao público e não há necessidade de inscrição para ouvintes. Mais informações podem ser obtidas no site do workshop.
A EACH fica na Rua Arlindo Béttio, 1000, Vila Guaraciaba, São Paulo.