Celebrações marcam os 75 anos da USP

20/01/2009 - Publicado há 15 anos

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo comemora, no próximo dia 25 de janeiro, os 75 anos de sua criação. Para marcar a data, dois eventos especiais serão realizados, no dia 25, no Teatro Alfa e, no dia 26 de janeiro, no Memorial da América Latina.No dia 25, o Teatro Alfa vai abrigar o “Concerto Comemorativo dos 75 anos da USP”, a partir das 20h.

Sob a regência do Maestro Julio Medaglia, a Orquestra Sinfônica da USP, junto com o Coral da Universidade, vai apresentar pela primeira vez o Hino da Universidade de São Paulo, composto pelo poeta Paulo Bomfim e pelo próprio Julio Medaglia. Ainda neste dia, os autores do Hino da USP, criado recentemente, serão homenageados, e a Orquestra Sinfônica da Universidade apresentará outras peças musicais.A data de 26 de janeiro será marcada pela “Sessão Solene do Conselho Universitário em comemoração aos 75 anos de criação da USP”, a partir das 14h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina.

Já no hall de entrada do Auditório ocorre a inauguração da exposição “USP em Obras – A Construção da Cidade Universitária”, que reúne 60 imagens em grande formato, pertencentes ao acervo da Universidade, abrangendo o período de 1952 a 1972.O dia 26 de janeiro está reservado, também, a homenagens a diversas personalidades que ajudaram a construir a pujança da Universidade de São Paulo, hoje a mais importante da América Latina, como apontam diferentes rankings internacionais.

Em seguida, haverá o lançamento do selo e carimbo comemorativos dos 75 anos da USP pelos Correios. Visibilidade, contribuições para o futuro e reconhecimento às pessoas que contribuíram, de alguma forma, para a Universidade são o tripé que norteia a programação, que foi lançada, oficialmente em setembro do ano passado e que prevê comemorações nos sete campi da Universidade.“A USP assumiu desde sua criação, há 75 anos, o compromisso de modernizar a economia, a política e a cultura da sociedade paulista e do país”, afirma a reitora Suely Vilela. “Sob a perspectiva do que se pode observar nos dias de hoje, a USP consolidou amplamente seus compromissos iniciais, estendendo-os a vinculação de sucesso cada vez mais estreita com a sociedade”, completa.

O Teatro Alfa está localizado à Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, em Santo Amaro, e o Memorial da América Latina, à Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, em São Paulo.