Filô de Ribeirão Preto faz 55 anos e quer criar cursos na área de Engenharia

Intenção faz parte de proposta de reestruturação da Unidade e precisa ser analisada pelas instâncias institucionais

27/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 15:24
O concerto da USP Filarmônica alusivo aos 55 anos da FFCLRP foi realizado no Theatro Pedro II – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Um concerto da USP-Filarmônica marcou a comemoração dos 55 anos da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a Filô, como é carinhosamente conhecida. O evento foi realizado no Theatro Pedro II, localizado no centro da cidade de Ribeirão Preto.

Alunos, professores, servidores técnicos e administrativos do campus, dirigentes da USP e outros convidados lotaram a plateia para assistir à apresentação da orquestra, que executou obras de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Manual Dias de Oliveira e Antonio Vivaldi, acompanhadas pelo Coral da Unesp de Franca e Jaboticabal.  A regência foi do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Em seu discurso, o diretor da FFCLRP, Pietro Ciancaglini, contou um pouco da história da Unidade e anunciou o projeto de criação de novos cursos de graduação na área de Engenharia. Essa intenção, segundo o diretor, faz parte de uma proposta de reestruturação da Faculdade, que foi aprovada pela Congregação e ainda deve ser analisada pelas instâncias institucionais da Universidade antes de sua implementação.

“O projeto foi articulado por mais de dois anos e meio. É inovador e de baixo custo, pretende criar serviços compartilhados interunidades e trazer um novo modelo de gestão que poderá ser aplicado posteriormente em outras Unidades da USP”, explicou Ciancaglini.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, destacou que “Ribeirão Preto tem um dos melhores indicadores sociais do Brasil e é uma região próspera em relação a outras regiões brasileiras. Uma das principais âncoras que promoveram o desenvolvimento da nossa cidade foi, sem dúvida, a vinda da USP, na virada das décadas de 40 para 50. Foi o primeiro campus da Universidade fora da capital. Devo à USP a minha própria existência, porque meu pai foi da sexta turma da Faculdade de Medicina. A universidade é fator fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação”.

Para o reitor Vahan Agopyan, a qualidade é uma das principais marcas da Faculdade nessa trajetória de 55 anos. “Estamos comemorando a excelência dos cursos de graduação, programas de pós-graduação e atividades de extensão da Filô. Em seu discurso, o professor Pietro apresenta planos ousados e avançados, porque uma instituição de ensino tem de ser dinâmica, os dirigentes têm de ter sonhos, que se traduzem em propostas e projetos que, quando bem feitos, certamente terão sucesso”, afirmou.

História

Criada por lei estadual em 1959, a implantação efetiva dos cursos de graduação de biologia, química e psicologia da FFCLRP ocorreu no início de 1964. Passados 55 anos, é a Unidade USP que “mais se assemelha a uma miniuniversidade, dada a pluralidade de seus cursos” que contemplam as três grandes áreas do conhecimento: exatas, humanas e biológicas, contabilizando, somente em seus cursos de graduação (10 presenciais e um EAD semipresencial), mais de 10 mil profissionais formados.

Além da graduação e da extensão universitária, destacam-se ainda as conquistas da pós-graduação da Filô. Intimamente ligada à pesquisa, a produção científica da FFCLRP ocupa espaço entre as dez Unidades mais produtivas da USP. Mais sobre essa história, no site FFCLRP.

Fachada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – a Filô – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens