Professor cria método de estudos para viola caipira

Reinaldo Toledo buscou criar composições que ajudassem no desenvolvimento dos alunos

O programa Revoredo desta semana, apresenta 11 Estudos para Viola Brasileira, do violeiro e professor Reinaldo Toledo, graduado em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

Após concluir o curso em 2010, Toledo trabalhou como educador musical no Projeto Guri em Franca, São Paulo, onde desenvolveu o estudo para o instrumento,  trabalho que durou cinco anos. O álbum, composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões e choros paulistas, nasceu da necessidade,  do professor,  de composições para a viola que incentivassem seus alunos a desenvolverem técnicas em sentido mais amplo, dentro do conceito e modelo T(E)C(L)A, do educador britânico Keith Swanwick.

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8h, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •