Faculdade de Direito empossa novos diretor e vice-diretor no dia 12/03

07/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/03/2018 as 15:07
Fachada do prédio da Faculdade de Direito – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No próximo dia 12 de março (segunda-feira), às 19h, os professores Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto e Celso Fernandes Campilongo tomarão posse como novos diretor e vice-diretor da Faculdade de Direito (FD) da USP. A cerimônia será realizada no Salão Nobre da Faculdade, situado no Largo São Francisco, 95, 1º andar, em São Paulo.

Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto possui Graduação em Direito (1990), Doutorado em Direito (1999) e Livre-Docência em Direito (2008), todos pela USP. É professor titular desde 2014 e atua na área de Direito do Estado.

Celso Fernandes Campilongo é graduado, mestre e doutor em Direito, todos pela USP. É professor titular da FD desde 2011 e professor doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

História

A Academia de Direito de São Paulo foi criada, juntamente com a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, por um decreto imperial assinado por D. Pedro I no dia 11 de agosto de 1827, sendo considerada uma das mais antigas instituições de ensino superior no Brasil. Em 2017, a Faculdade de Direito comemorou 190 anos de sua criação.

Além de ter sido uma das Unidades formadoras da USP, em 1934, a FD sediou a Reitoria em seus primeiros anos e um de seus docentes, o professor catedrático de Direito Romano, Reynaldo Porchat, foi o primeiro reitor da Universidade.

Desde a sua origem, a Faculdade tinha a missão de formar governantes e administradores públicos capazes de estruturar e conduzir o país recém-emancipado. Pela FD, passaram nove presidentes da República, além de vários governadores, prefeitos e outras figuras destacadas nos quadros judiciários e legislativos do país.