Diversidade, inovação e comunicação são os três eixos principais da nova gestão da FEA

Maria Dolores Montoya Diaz e Maria Sylvia Macchione Saes assumem, respectivamente, como as novas diretora e vice-diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

23/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 26/09/2022 as 17:32
[Primeira fileira, a partir da esquerda] A secretária-geral Marina Helena Cury Gallottini, a diretora Maria Dolores Montoya Diaz, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, o ex-diretor Fabio Frezatti e a vice-diretora Maria Sylvia Macchione Saes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Maria Dolores Montoya Diaz e Maria Sylvia Macchione Saes tomaram posse nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, como as novas diretora e vice-diretora, respectivamente, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA). Essa é a primeira vez que uma chapa composta de duas professoras assume a diretoria desta que é uma das mais prestigiadas faculdades de economia do Brasil.

“A FEA completou 76 anos em 2022, a USP possuía apenas 12 anos quando ela foi fundada. É parte de nosso papel liderar iniciativas de impacto na sociedade, contribuindo de modo significativo e em várias dimensões, com a excelência da produção científica e na formação de quadros tanto para a iniciativa privada quanto para o setor público e em instituições do terceiro setor”, afirmou Maria Dolores em seu discurso de posse.

A nova diretora defendeu a importância do equilíbrio e da harmonia do conjunto. Segundo ela, “vivemos em uma época em que, cotidianamente, temos ataques à ciência, às instituições, às universidades, com discursos de distintas vertentes: desde negacionistas de viés ideológico até versões mais sutis, mas não menos deletérias, que passam pela contestação do papel da universidade ou pela sua deslegitimação, com questionamentos sobre sua capacidade para gerir recursos a ela destinados. Para combater esse espírito, é preciso ter uma harmonia criada a partir das diferenças”.

Maria Dolores também apontou três eixos principais de atuação da sua gestão: diversidade e inclusão; inovação e empreendedorismo; e comunicação científica. “Vamos trabalhar com todas e todos para manter a nossa excelência no ensino, pesquisa e extensão, e para que voltemos a ter políticas de apoio à cultura e à ciência que reforcem a importância das evidências científicas em suas formulações, e pela reconstrução e fortalecimento das nossas instituições. Sigamos juntos”, concluiu.

A cerimônia de posse aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 22 de setembro, no Auditório FEA-5 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Excelência

“A cada quatro anos, tanto as unidades quanto a Reitoria têm a oportunidade de se renovar, de discutir e estabelecer novos objetivos. Temos a missão de melhorar ainda mais a faculdade e a Universidade que recebemos. Meus antecessores entregaram uma USP equilibrada, pacificada, uma universidade de qualidade. Minha função é aproveitar essa oportunidade única e levar a instituição a novos patamares de excelência”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Carlotti lembrou ainda que “administrar não é tarefa só do reitor. Todos devem participar da administração, com foco, com planejamento, para que possamos entregar uma universidade melhor. Estamos contratando mais de 800 professores, vamos contratar mais de 400 servidores. Já fizemos a reposição salarial dos últimos três anos. Agora é hora de trabalhar, de se concentrar em nossas atividades”.

O reitor também fez questão de agradecer a atuação do ex-diretor Fabio Frezatti, não só na diretoria da FEA, mas também como presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) do Conselho Universitário.

A cerimônia de posse da nova diretora da FEA foi prestigiada por muitos dirigentes da Universidade, docentes, servidores e egressos da faculdade, entre eles, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Abdel Latif.

“Sabemos da importância da ciência para o debate público qualificado e como o conhecimento pode fazer a diferença na tomada de decisão dos governantes. Como secretária, tenho a obrigação de avaliar as políticas públicas para garantir o bom uso dos recursos e o respeito ao contribuinte, e sei que há muita ciência por trás da elaboração das políticas públicas e de sua implementação. A FEA fornece os elementos que alimentam o debate público e ajudam o País a ter uma ação estatal mais eficiente e mais justa”, ressaltou Zeina.

Como parte do evento, houve a apresentação do Coral da FEA, com a regência de Fred Teixeira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Quem são

A diretora Maria Dolores Montoya Diaz – Foto: FEA/USP

Com graduação em Ciências Econômicas e doutorado em Teoria Econômica pela FEA, a diretora Maria Dolores Montoya Diaz é professora titular do Departamento de Economia e desenvolve pesquisas em temas como métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos aplicados às áreas de Economia da Saúde, Economia do Gênero, Economia da Educação e Economia do Trabalho.

Participou da criação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), unidade em que foi docente de 1997 a 2010. Também foi professora visitante do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha).

A vice-diretora Maria Sylvia Macchione Saes – Foto: Arquivo pessoal

A vice-diretora Maria Sylvia Macchione Saes é docente do Departamento de Administração e também coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Centro de Estudos das Organizações (NAP-Cors).

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado e doutorado em Economia pela USP e desenvolve pesquisa nas áreas de Organização Industrial e Economia das Organizações.