Campus de Ribeirão Preto reinaugura Biblioteca Central e teatro

Os novos espaços do campus – Biblioteca Central, Teatro do Campus e Centro de Vivência Estudantil – foram pensados para incentivar o convívio e a troca de ideias

Publicado: 15/04/2024     Atualizado: 19/04/2024 as 19:24
O andar térreo da Biblioteca Central tem salas de reunião, salas de estudo e sala multimídia. O espaço foi pensado para facilitar a integração e o convívio dos frequentadores do campus – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Agora a comunidade do campus de Ribeirão Preto tem à disposição uma das mais modernas bibliotecas da Universidade. Após uma reforma que durou nove anos, foi reinaugurada no dia 12 de abril a Biblioteca Central do campus de Ribeirão Preto.

“É muito bom termos uma Biblioteca Central, porque isso permite que todas as unidades do campus, todos os nossos alunos, nossos professores, a comunidade em geral, possam conviver em um único espaço. Essa não é uma biblioteca tradicional, como a que eu tive durante minha graduação: é uma biblioteca moderna, com espaços para reunião, para conversar e até fazer barulho”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para a prefeita do campus USP de Ribeirão Preto, Léa Assed Bezerra da Silva, “essa biblioteca representa para os nossos alunos a possibilidade de adquirir conhecimentos novos, de oferecer o desenvolvimento da ciência fundamentada na verdade científica, de possibilitar aos nossos alunos um amplo e moderno espaço de estudo e convívio”.

A reinauguração da Biblioteca Central foi prestigiada por dirigentes, docentes, servidores e alunos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Biblioteca Central possui seis salas de estudo em grupo, nove salas de estudo individual, sala Pró-aluno, sala Multimídia, sala de jogos, papelaria, espaço multiuso e interativo, com mesas para estudos, puffs e estofados, lanchonete e uma livraria da Edusp.

O acervo de mais de 120 mil livros foi instalado no primeiro andar do prédio, onde funcionam os serviços de empréstimos, consultas e devoluções de títulos.

O reitor lembrou também que “essa é uma entrega que está associada a outras melhorias que têm sido feitas no campus, como a renovação do parque de esportes, a inauguração do Centro de Vivência Estudantil e a conclusão de dois restaurantes, que devem ser entregues até o final do ano. Estamos completando 90 anos e queremos uma USP renovada”.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; pelo diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli; pelo ex-prefeito do campus, Americo Ceiki Sakamoto; além de dirigentes da Universidade e docentes, servidores e estudantes do campus.

A Biblioteca Central também abriga a nova livraria da Edusp no campus – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Centro de Vivência Estudantil

Outro espaço entregue à comunidade foi o Centro de Vivência Estudantil, localizado perto do Restaurante Universitário.

O centro integra o Programa Pertencer, da Reitoria, que tem o objetivo de valorizar os ambientes dos campi, criando espaços agradáveis para incentivar o convívio, a troca de ideias, o acolhimento e a qualidade de vida da comunidade uspiana.

Já foram inaugurados dois Centros de Vivência, um no campus Fernando Costa, em Pirassununga, e outro na Escola Politécnica, na Cidade Universitária. Ao todo, está prevista a entrega de 36 áreas de convívio até o final desta gestão reitoral. De maneira geral, esses lugares contam com pontos de energia e internet, bancos e paisagismo composto com espécies nativas de cada campus.

O Centro de Vivência Estudantil fica próximo ao Restaurante Universitário – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Teatro do Campus

Encerrando as solenidades do dia, o Teatro do Campus de Ribeirão Preto reabriu suas portas após passar por uma reforma do palco, adaptações para ampliação do fosso da orquestra, impermeabilização e pintura do teto e paredes, reforma do telhado e construção de sala para equipamentos.

Para marcar a reinauguração, o balé da Academia Livre de Música e Arte (Alma) e a Orquestra USP Filarmônica apresentaram o espetáculo O delírio de Don Quixote. Com direção de Marisol Gallo e regência do maestro José Gustavo de Camargo Julião, a montagem é baseada em um trecho do primeiro ato do balé Don Quixote, do austríaco Ludwig Minkus, que estreou no Teatro Bolshoi em 1869.

O Teatro do Campus possui 326 lugares na plateia e recebe várias atividades culturais, como apresentações musicais, peças de teatro, espetáculos de dança e outros eventos. Além do espetáculo, também foi inaugurada a exposição Caricaturas, que apresenta cerca de 30 obras do escritor, advogado e artista plástico Divo Marino.

O espetáculo O delírio de Don Quixote marcou a reinauguração do Teatro do Campus de Ribeirão Preto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens