USP Ribeirão Preto realiza série de inaugurações e exposições no campus

Eventos nesta sexta-feira, 12/4, tem a presença do reitor, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior

Publicado: 10/04/2024
Orquestra USP Filarmônica é uma das atrações culturais na reinauguração do Teatro do Campus – Foto: André Estevão/FFCLRP

Mostra itinerante com acervo dos museus da USP, exposição de caricaturas do professor e artista Divo Marino, concerto e balé. Atividades culturais que agitam o campus de Ribeirão Preto nesta sexta-feira, dia 12/4. Tudo isso para marcar uma série de inaugurações que contemplam reformas de alguns prédios e também que comemoram os 90 anos da Universidade. As várias solenidades estão agendadas para a tarde e a noite, com a presença de autoridades, incluindo o reitor da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A primeira atividade será às 14h, com a reinauguração da Biblioteca Central. Com acervo de 124.411 livros, 90.117 produções científicas, 23.532 teses e dissertações, 434 mil e-books e mais de 500 bases de dados, a Biblioteca reorganizou seu espaço colocando todo o acervo no primeiro andar, onde podem ser solicitados empréstimos e feitas as devoluções. No térreo fica a Editora da USP (Edusp), salas de estudos, multimídia, espaços interativos e de jogos, uma lanchonete e uma cozinha para uso dos alunos. Apesar da inauguração, a Biblioteca finaliza os últimos reparos para garantir a segurança e o conforto dos alunos e deve reabrir as portas definitivamente nos próximos dias. Também alvo de reformas, o Centro de Vivência Estudantil do Campus, localizado na Av. Prof. Hélio Lourenço, será reinaugurado às 15h.

Na sequência, tem a inauguração da mostra itinerante USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus , que reúne recortes dos acervos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e do Museu do Ipiranga, que integra o Museu Paulista (MP) no mesmo espaço, propondo uma experiência imersiva que mescla as tecnologias de realidade virtual e impressões 3D com peças físicas. A mostra fica aberta ao público de 13 de abril a 10 de maio de 2024, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, no espaço de exposições do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto. Depois de Ribeirão Preto, a exposição segue para os demais campi da USP no Estado.

Fechando o dia, o Campus da USP em Ribeirão Preto reinaugura o Teatro do Campus, localizado na rotatória Prof. Rocha e Silva, às 20h. As obras foram para ampliação do fosso para ópera e tratamento da umidade das paredes e cobertura. Todos os eventos são gratuitos e contaram com a participação do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Na programação, há a abertura da exposição Caricaturas de Divo Marino, com cerca de 30 obras, no foyer do teatro, às 19h. Em seguida, às 20h, o Concerto Balé Sinfônico com a Orquestra USP Filarmônica, com regência do prof. e maestro José Gustavo de Camargo Julião, e o balé da Academia Livre de Música e Arte (Alma) de Ribeirão Preto, com direção de Marisol Gallo. Como o concerto da sexta está com os ingressos esgotados, haverá um concerto extra no sábado, às 11h30, com distribuição de ingressos a partir das 10h30 por ordem de chegada.

*Com colaboração da assessoria de comunicação da PRCEU e do estagiário Arthur Santos. Estagiários sob supervisão de Ferraz Junior