“A EACH é uma unidade jovem, ainda em construção”, lembra nova diretora

Mônica Sanches Yassuda lembrou da história da unidade, criada em 2005, e dos desafios para os próximos anos

29/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 14:11
A cerimônia de posse foi realizada no dia 29 de agosto, no Auditório Azul da EACH – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em uma cerimônia prestigiada por muitos dirigentes da USP, docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos, tomaram posse a nova diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Mônica Sanches Yassuda, e o novo vice-diretor, Ricardo Ricci Uvinha.

Em seu discurso de posse, a diretora lembrou que a criação da EACH foi fruto da necessidade de levar a Universidade para a região leste da cidade de São Paulo. “O projeto de expansão da USP para a região priorizou a formação de recursos humanos voltados para os atuais desafios da sociedade brasileira como o crescimento sustentável, o envelhecimento populacional, o uso das novas tecnologias, a necessidade da ampliação dos direitos à saúde, à cultura, ao lazer e ao esporte, o aperfeiçoamento na formação de professores e a gestão pública”, recordou a diretora.

Mônica também falou dos principais desafios que a escola enfrentará nos próximos anos, destacando o aperfeiçoamento do atual ciclo básico, a implementação de processos de avaliação continuada, a busca pela redução da evasão e a intensificação das ações de acolhimento e de atenção ao bem estar do estudante e dos servidores. “A EACH é uma unidade jovem, ainda em construção, e futuros aportes devem completar e aperfeiçoar a sua infraestrutura e fortalecer os recursos humanos, como foi previsto no seu projeto original. Temos metas complexas e desafiadoras, mas nós estamos dispostos a trabalhar com todos da unidade e da Universidade”, afirmou.

O reitor Vahan Agopyan parabenizou os novos dirigentes e agradeceu às professoras Maria Cristina Motta de Toledo e Neli Aparecida Mello-Théry, cujos esforços à frente da Diretoria na gestão anterior garantiram a superação de grandes dificuldades enfrentadas pela escola recentemente. “Devemos reconhecer e valorizar aqueles que trabalharam para que a USP progredisse e se tornasse um modelo. As pessoas que assumem a tarefa de dirigir uma escola grande como a EACH acreditam nas universidades de pesquisa públicas e gratuitas e se dedicam para o fortalecimento delas no nosso País”, ressaltou o reitor.

A apresentação do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH, coordenado pela professora Maria Eliza Mattosinho, encerrou a cerimônia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Agopyan também destacou que “o caráter interdisciplinar que caracteriza a EACH desde a sua criação permite que o ensino e a pesquisa aqui desenvolvidos sejam enriquecidos com o apoio de diversas áreas do conhecimento. A EACH é um centro de inovação da nossa Universidade e motivo de orgulho para todos nós”.

O encerramento da cerimônia foi marcado pela apresentação do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da EACH, coordenado pela professora Maria Eliza Mattosinho. O grupo apresentou quatro canções, com a participação do pianista Eliseu Oliveira e sob a regência do aluno do curso de Gestão Ambiental, Gustavo Leal.

Quem são

Formada em Psicologia pela USP, com mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Mônica Sanches Yassuda é professora titular da EACH e atua no Bacharelado em Gerontologia. Desenvolve pesquisa na área de Psicologia do Envelhecimento, abordando temas como cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências e neuropsicologia do envelhecimento.

O vice-diretor Ricardo Ricci Uvinha é graduado em Educação Física e possui mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado pela USP e pós-doutorado pela Griffith University-Australia (2004). Professor associado da EACH, Uvinha também atuou em vários cargos administrativos na unidade e, atualmente, coordena o Programa Giro Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.