Evento gratuito vai abordar escrita científica para acadêmicos

Seminário “Formação de Pesquisadores e Escrita de Artigos Científicos de Alto Impacto” será no dia 5 de outubro, às 16h30

09/09/2022 - Publicado há 2 anos

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia (PPG-FAMB), do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove, no dia 5 de outubro, às 16h30, o seminário Formação de Pesquisadores e Escrita de Artigos Científicos de Alto Impacto, na Sala 11 (Anfiteatro), no Bloco 4 (Bloco Didático das Exatas). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade da USP.

A justificativa para o evento, antecipa o professor Luciano Bachmann, coordenador do PPG-FAMB, é o número crescente de pós-graduandos e recém-doutores no Brasil, que “tem feito com que o número de publicações científicas destes futuros pesquisadores seja utilizado como um importante critério em suas avaliações. Contudo, a escrita científica em língua estrangeira representa ainda uma grande barreira ao pleno desenvolvimento científico de alunos de pós-graduação e pós-doutorandos”. Por isso, o objetivo do evento é abordar tópicos relevantes em escrita científica, como ideias e projetos de pesquisa, as principais seções de um artigo científico, estilo e linguagem da escrita científica em inglês e o processo editorial.

O seminário será ministrado pelo professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, que é pesquisador na área de Nanomedicina e Nanotoxicologia e atua também na formação de profissionais acadêmicos e estudantes na área de escrita científica.

Mais informações: l.p@usp.br