Centro de Terapia Celular promove “Curso de Verão em Bioinformática”

As atividades são restritas aos selecionados e propõem aos alunos vivenciar cenário real da bioinformática

23/01/2020 - Publicado há 4 anos

O Centro de Terapia Celular (CTC) da USP promove a 13ª edição do Curso de Verão em Bioinformática. As palestras serão realizadas no Hemocentro de Ribeirão Preto, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. As atividades são restritas aos alunos que foram selecionados previamente. Este ano o curso tem como tema Metagenômica: Uma abordagem computacional na análise de microbioma.

Tem o objetivo principal de apresentar um cenário real de elaboração e execução de um projeto em bioinformática para alunos de graduação e/ou pós-graduação, bem como as ferramentas desenvolvidas para tratar as questões biológicas relacionadas ao tema. O curso é dividido em duas partes, uma teórica introdutória e outra prática. A parte teórica introdutória tem o objetivo apresentar um problema biológico, assim como as abordagens de bioinformática que podem ser utilizadas para estudá-lo. A atividade prática consiste na maior parte do curso, dedicada a investigar o problema biológico apresentado através de abordagens computacionais e experimentais.

Serão formados grupos com alunos de diversas áreas do conhecimento, promovendo uma discussão multidisciplinar para resolução do problema a ser investigado. Desta forma, o curso propõe aos alunos vivenciar um cenário real para aplicação da bioinformática.

O Hemocentro de Ribeirão Preto fica na Rua Tenente Catão Roxo, 2.501.

Mais informações no site http://lgmb.fmrp.usp.br/cvbioinfo/, ou pelo e-mail cvbioinfo2017@gmail.com