Pesquisa na zona sul de São Paulo vira e-book sobre prevenção de HIV em jovens

Lançamento da publicação acontece em evento no Dia Mundial da Juventude e terá diálogo entre especialistas e não especialistas

 10/08/2023 - Publicado há 9 meses
E-book, que é resultado de projeto de pesquisa da FSP, será lançado no Dia Mundial da Juventude, 12 de agosto – Juventude – Foto: Freepik

 

No dia 12 de agosto, Dia Mundial da Juventude, um encontro na zona sul de São Paulo marcará o lançamento do e-book Juventudes e Saúde. O livro apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no território do Grajaú entre 2020 e 2023, que teve o objetivo de entender quais são as barreiras e as potencialidades de acesso aos serviços de saúde voltados à prevenção do HIV/Aids, a partir das percepções de jovens e de profissionais de saúde da rede municipal de atenção básica.

+ Mais

Coletivos periféricos em Sapopemba promovem saúde para além de postos e UBSs

Intitulado As perspectivas dos jovens e dos trabalhadores de saúde sobre o acesso às ações de prevenção ao HIV, o projeto de pesquisa foi coordenado pelo professor Marco Akerman, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Ao longo de três anos, os pesquisadores procuraram mapear as redes formais e informais de cuidados em HIV existentes no Grajaú e comparar as percepções da população jovem com a dos profissionais de saúde sobre o tema.

Além de identificar barreiras e potencialidades, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver ações de reconhecimento e enfrentamento delas, incluindo a capacitação tanto de jovens moradores da região quanto de profissionais de saúde para a construção de projetos de intervenção inovadores no território.

O e-book Juventudes e Saúde apresenta os resultados dessa pesquisa em um formato que possa estimular uma conversa franca, aberta e criativa entre jovens da periferia, profissionais de saúde, professoras(es) e pesquisadoras(es) sobre promoção de saúde e prevenção do HIV/Aids.

O evento de lançamento reunirá as pessoas que participaram diretamente da pesquisa e também a comunidade ampliada para compartilhar essa experiência. Haverá apresentações artísticas, exposição de fotos e vídeos e também falas breves sobre o projeto, incluindo a participação dos jovens. O evento acontece no Centro de Convivência Santa Doroteia, no Jardim Sipramar, a partir das 13 horas.

Capa do e-book Juventudes e Saúde – Foto: Divulgação

Serviço
Lançamento do e-book Juventudes e Saúde
Data: 12 de agosto, das 13 às 16 horas
Local: Centro de Convivência Santa Doroteia – Rua Júlio Gadda, 199, Jardim Sipramar, São Paulo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.