Imagens de uma vivência autista: formanda da USP fala sobre sua arte imersiva

Ambiente tridimensional imersivo, criado por Letícia Brasil, integra a exposição “Depois de Tudo”, em cartaz no Espaço das Artes da USP até 31 de março

15/03/2023 - Publicado há 1 ano
Noite Escura (Série Tenshi no Tamago), de Letícia Brasil – Imagem: Reprodução/Youtube ECA

Está em cartaz no Espaço das Artes (EdA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, até 31 de março, a mostra Depois de Tudo. A exposição apresenta as produções de estudantes do Departamento de Artes Plásticas que se formaram em 2022. Os trabalhos representam um panorama dos aprendizados nas disciplinas laboratoriais de pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, multimídia, performance e instalação.

Dentre as obras, o visitante poderá ver o ambiente tridimensional imersivo Noot, criado por Letícia Brasil. Na reportagem em vídeo, Letícia fala sobre suas influências e os impactos do diagnóstico de autismo em sua vida e em sua produção artística, que vai do desenho à criação de cenários em computação gráfica.

+ Mais

“Depois de Tudo”, 24 estudantes artistas apresentam a sua criatividade

“Eu não veria de uma forma que existem obras de pessoas neurotípicas e obras de pessoas neurodivergentes”, aponta a formanda da ECA. “O fato de eu ser uma pessoa neurodiversa é algo que me constitui como sou”, destaca.

Com sua série Espectro, Letícia foi incluída no Arte e Acesso, portfolio coletivo de artistas com deficiência, do Instituto Itaú Cultural.

Confira algumas obras da artista no vídeo a seguir:

Com informações de Amanda Ferreira
Laboratório Agência de Comunicação da ECA