Filme que retrata a luta por cotas raciais na USP será exibido em mostra de documentários

Mostra de cinema exibe o filme “As Placas São Invisíveis”, curta de ex-aluna da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários”, acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro

Publicado: 10/04/2024
As Placas são Invisíveis é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da ECA USP iniciado há dez anos – Foto: Divulgação/ CTR ECA USP.

Em sua 29ª edição, o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários inclui este ano em sua mostra competitiva de curtas-metragens uma produção do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O filme As Placas São Invisíveis é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) iniciado há dez anos e tem direção de Gabrielle Ferreira e produção de André Cury. Em janeiro deste ano, o curta também integrou a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, outro tradicional evento do audiovisual brasileiro. Maior e mais importante evento do País dedicado ao cinema não ficcional, o festival acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, desde o último dia 4 de abril e prossegue até o dia 14 de abril.

+ Mais

banner de divulgação da mostra de cinema "Marcas Afrodiaspóricas"

Produção da USP estreia em mostra de cinema que debate ligação Brasil-África

Em nova mostra, Cinema da USP explora o vazio existencial

Com 24 minutos de duração, o filme é um registro da USP a partir da vivência de quatro estudantes negras de cursos de graduação. A captação das imagens e depoimentos foi feita em 2015, ocasião em que menos de 15% dos estudantes da USP se autodeclaravam negros, anos antes de a instituição aderir às cotas raciais no vestibular 2018. “A USP, historicamente elitista, foi a última universidade pública a aderir às cotas raciais. O filme acontece em um momento de ebulição na luta pelo acesso e democratização dos espaços de ensino dentro da universidade. Luta que segue pertinente e necessária hoje”, afirmam Gabrielle e André, ambos ingressantes da turma de 2012 do Curso Superior do Audiovisual.

Na programação (veja abaixo) do É Tudo Verdade em São Paulo, As Placas São Invisíveis terá duas sessões presenciais como parte do Programa 2 da Competição Brasileira de Curtas-Metragens: dia 12, sexta-feira, às 16 horas, no Cine Itaú Augusta SP, e dia 14, domingo, às 19h30, no Instituto Moreira Salles. Ambas contarão com acessibilidade (audiodescrição e tradução em Libras) por meio do aplicativo MobiLoad. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.

Além dessas duas sessões presenciais, o filme também poderá ser assistido gratuitamente, entre os dias 15 e 30 de abril, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, juntamente com os demais oito títulos selecionados para a Competição Brasileira de Curtas-Metragens. No Rio de Janeiro, as apresentações aconteceram nos dias 5 e 6 de abril.

Confira a programação:

Serviço

As Placas São Invisíveis no É Tudo Verdade 2024 – Festival Internacional de Documentários.

Exibições presenciais em São Paulo

Data: 12 de abril de 2024
Horário: 16 horas
Local: Espaço Itaú de Cinema – Augusta. Rua Augusta, 1470/ 1475, Consolação, São Paulo, SP.
Data: 14 de abril de 2024
Horário: 19h30
Local: Instituto Moreira Salles – Paulista. Av. Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo, SP.
Entrada gratuita, retirada de ingressos uma hora antes da sessão.
Exibições on-line
Itaú Cultural Play
De 15 a 30 de abril

Texto: Marcos Kurtinaitis, do CTR – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão; e Amanda Ferreira, do LAC – Laboratório Agência de Comunicação, com adaptação de Antonio Carlos Quinto