Evento quer diminuir os muros que separam USP Leste de escola estadual vizinha

Clínica de Direitos Humanos das Mulheres promove atividades com a juventude na E. E. Irmã Annete Marlene Fernandes de Mello, no Jardim Keralux, na zona leste de São Paulo

12/09/2023 - Publicado há 8 meses
Passarela da Estação USP Leste, localizada no Jardim Keralux
Passarela da Estação USP Leste, localizada no Jardim Keralux – Foto: Denis Pacheco/USP Imagens

Fisicamente, apenas um muro separa o campus da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), também conhecido como USP Leste, da quadra da Escola Estadual Irmã Annete Marlene Fernandes de Mello, localizada no Jardim Keralux, região de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. O muro físico, no entanto, vale como uma metáfora para o distanciamento entre a comunidade USP e os moradores do bairro. Com o intuito de criar pontes ligando os dois lados do muro da Universidade, a Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM) da USP promove nesta semana o evento Diminuindo Muros: Promovendo Direitos Humanos da Juventude na Escola Irmã Annete.

Antônio Rodrigues Neto – Foto: ResearchGate

Com duração de dois dias, o evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro nas dependências da E. E. Irmã Annete, que abriu as portas para os pesquisadores da USP e participou ativamente na construção do evento. A programação inclui rodas de conversa sobre inclusão, violência de gênero, saúde mental e negritude, sempre com enfoque nos direitos humanos da juventude. O encerramento contará com sorteio de livros e apresentação cultural do Slam Marginal da USP.

Será a primeira vez que a equipe da CDHM leva uma intervenção a uma escola de ensino básico. “A gente pensou momentos de troca com jovens. Então, esse evento já vem sendo divulgado lá no bairro, também na escola, para trazê-los. A grande proposta do evento é exatamente desmistificar que a universidade pública é só para algumas pessoas. Incentivar os alunos que são ali da escola Irmã Annete a conhecerem os cursos da USP Leste, bem como a USP como um todo”, diz Antônio Rodrigues Neto, doutorando da Faculdade de Direito (FD) da USP e pesquisador da CDHM.

O Slam Marginal da USP fará o sarau de encerramento do evento

A atividade vem sendo construída desde o início do ano, de forma conjunta entre os pesquisadores da USP, a comunidade escolar e outros parceiros, como o Coletivo Flores da Periferia, que atua com arte e cultura na região. Antônio conta que o tema da saúde mental, por exemplo, não estava no radar dos pesquisadores. Surgiu como demanda da própria escola e exigiu a articulação com as parceiras da Casa de Marias, entidade sediada na zona leste que oferece atendimento psicológico a partir de uma perspectiva social.

Rhasna Ferreira – Foto: Reprodução/CDHM-USP

O nome Diminuindo Muros nasceu de uma provocação feita por Rhasna Ferreira, estudante do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. “Como ex-aluna da Escola Irmã Annette e moradora do bairro durante grande parte da minha vida, percebi uma lacuna na atuação do campus com projetos de desenvolvimento na comunidade e na escola. Promoção de oportunidades, informações, não se trata apenas de ingressar em cursos de graduação, mas de ocupar a Universidade de várias formas. Muitas pessoas do bairro desconhecem que a USP é também um espaço público aberto para todos”, conta Rhasna, que integra a equipe da CDHM.

A estudante de graduação explica que, embora o projeto seja voltado à escola, a articulação local tem envolvido também moradores do Jardim Keralux que não fazem parte da comunidade escolar. “Estamos conseguindo impactar pessoas do bairro também, como a preocupação de envolver profissionais do bairro para participar do projeto, como por exemplo a contratação de um fotógrafo morador do bairro, que nunca chegou a entrar na EACH e agora estará participando de algo dessa dimensão. São iniciativas, mas isso já é algo muito potente. É um trabalho de formiguinha, e por isso também construído em coletividade”, diz Rhasna.

+ Mais

Série educativa discute direitos humanos das mulheres em comunidades periféricas

Movimento estudantil reforça arte periférica em batalhas de poesia pelos campi da USP

Na opinião do doutorando Antônio, a iniciativa também representa uma boa oportunidade de aprendizado. “Acho que o grande desafio, enquanto estudantes dos direitos humanos e de políticas públicas, é especialmente aprender com o campo. Não adianta você chegar com teorias, com propostas megalomaníacas que funcionam muito bem no papel, se isso não dialoga com os espaços onde a gente quer fazer as intervenções”, avalia o estudante de pós-graduação.

A CDHM é um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social da EACH e do Laboratório de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Conta com o apoio do Grupo de Pesquisa nPeriferias, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e reúne docentes e estudantes das áreas jurídica e de políticas públicas. Uma das coordenadoras da CDHM, a professora Gislene Santos estará presente no evento representando também a Comissão de Inclusão e Pertencimento da EACH.

Serviço
Quando: dias 14 e 15 de setembro de 2013, a partir das 19 horas
Local: Escola Estadual Irmã Annete Fernandes de Mello – Rua Arlindo Béttio, 20, Vila Guaraciaba, Jardim Keralux, São Paulo
Consulte a programação completa no site do IEA