Evento discute experiências de movimentos populares na zona leste de São Paulo

Realizada em formato presencial, roda de conversa integra ciclo de palestras realizado por centro de estudos do Instituto de Psicologia (IP) da USP

13/09/2023 - Publicado há 8 meses
Itaquera, bairro localizado na zona leste da cidade de São Paulo – Foto: Pedro Mendonça/Flickr/CC BY-SA 2.0
+ Mais

Avanço do mercado imobiliário na periferia dificulta acesso de pessoas de baixa renda à habitação

Estudantes da USP vindos das periferias têm suas trajetórias contadas em vídeos

Na próxima quinta-feira, 14, a equipe do Centro de Psicologia Aplicada no Trabalho (CPAT) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove a roda de conversa Movimentos populares e experiências de organização e luta na zona leste de São Paulo, que integra o ciclo Re-existências contemporâneas, organizado desde o ano passado pela equipe.

O evento será realizado a partir das 11 horas, na sala 21 do bloco B, do IP, e contará com a participação de Sílvia Lopes Raimundo, geógrafa e docente do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Localizado em Itaquera, na zona leste de São Paulo, o campus dispõe de um projeto pedagógico formulado em diálogo com os movimentos sociais da região. Além disso, foi também influenciado pelas Jornadas de Junho de 2013, que colocaram em evidência os problemas urbanos e o direito a serviços públicos mais eficientes e a cidades mais justas e democráticas.

As atividades do CPAT focalizam temas do mundo do trabalho e relacionados aos processos organizativos, como desemprego, mercado informal, políticas públicas de trabalho, geração de renda, saúde do trabalhador, organização do processo de trabalho, relações de poder no trabalho, reestruturação produtiva, autogestão, economia solidária, cooperativismo, inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, histórias e trajetórias de trabalho, carreira, aposentadoria, gênero e trabalho, ócio e tempo livre, o fazer artístico e suas interfaces com o mundo do trabalho, dentre outros. O enfoque adotado no trato desses temas privilegia a leitura da psicologia social e aproxima-se da psicologia política e da psicologia comunitária, além de estabelecer interlocuções com outras áreas do conhecimento, especialmente de ciências humanas.

O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrições prévias.

Mais informações: taneves@usp.br e cpat@usp.br

*Sob supervisão de Tabita Said e Antonio Carlos Quinto