Encontro vai debater gênero e sexualidade nas comunicações e nas artes

Em sua 7ª edição, o Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA recebe inscrições de trabalhos até 4 de agosto

28/07/2023 - Publicado há 9 meses
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Marcos Santos/USP Imagens e Reprodução

Voltado às pesquisas sobre gênero e sexualidade nas artes e nas comunicações, o encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA chega à sua sétima edição. O evento, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, terá formato híbrido. A conferência de abertura será realizada presencialmente, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Já as sessões temáticas, com apresentação de trabalhos, serão realizadas on-line.

A comissão organizadora recebe, até o dia 4 de agosto, inscrições de pessoas interessadas em apresentar suas pesquisas no evento. Para participar, é preciso enviar o resumo expandido do trabalho ou da proposta de atividade artística. Os resumos expandidos devem ser enviados de acordo com o template do encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA.

Não há pré-requisitos para o envio de trabalhos. Podem se inscrever quaisquer pessoas que estejam pesquisando os temas de interesse do encontro no jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do audiovisual e das artes.

Neste ano, além de propor reflexões sobre as implicações das representações de gênero sobre as construções das feminilidades, masculinidades e sexualidades dentro dos campos das comunicações e das artes, serão aceitos também estudos que abordem temáticas emergentes ou clássicas nos estudos de gênero.

Terceira edição do encontro Fazendo e Desfazendo Gênero, em 2019 – Foto: Reprodução/Diversaeca

São bem-vindas temáticas como as implicações das tecnologias de inteligência artificial, do trabalho mediado por plataformas digitais e dos discursos circulantes nas redes digitais em grupos historicamente marginalizados – tópicos de debates atuais na agenda feminista.

+ Mais

Pioneira no enfrentamento a violências, ECA escolhe presidente da nova Comissão de Inclusão e Pertencimento

Outros exemplos de temas possíveis são a interseccionalidade e o pensamento decolonial, epistemicídio e a produção de conhecimento proveniente das mulheres, LGBTQIA+, de pessoas negras e indígenas, violência de gênero, assédio e desigualdade material, participação e representação política, tensionamentos do sujeito do feminismo.

O encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA é uma realização do projeto Diversidade na ECA e do grupo de pesquisa AlterGen, ambos liderados pela professora Claudia Lago. Conta com o apoio da Comissão de Inclusão e Pertencimento da ECA, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA e do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA.

Na edição passada, o foco foi discutir as possibilidades abertas pelo pensamento decolonial e seus impactos em pesquisas e intervenções acadêmico-artísticas. Para isso, o evento contou com uma conferência sobre decolonialidades ministrada por Silvana Nascimento, docente do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pela pesquisadora cubana Yarlenis Mestre Malfán. Também foi exibido o filme curta-metragem Diana, das diretoras Silvana de Souza Ramos e Clêmie Blaud.

Para mais informações sobre a sétima edição do encontro, consulte o edital da chamada de trabalhos para o Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA 2023 neste link. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail diversidadenaeca@usp.br.