Rádio USP destaca a obra de Radamés Gnattali

Programa “USP Especiais” traz músicas do compositor gravadas por Izaías e Seus Chorões e Quintal Brasileiro

 24/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
O compositor gaúcho Radamés Gnattali – Foto: EBC.com.br/Divulgação

Com sólida formação erudita, o compositor gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988) se lançou também na música popular, atuando durante 30 anos como arranjador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Capa do CD Radamés Gnattali – Valsas e Retratos – Foto: Reprodução

Em 2012, Radamés Gnattali foi homenageado pelo grupo de choro paulista Izaías e Seus Chorões, que ao lado do quinteto de cordas Quintal Brasileiro gravou o CD Radamés Gnattali – Valsas e Retratos. O repertório inclui a Suíte Retratos, formada por quatro movimentos que homenageiam grandes mestres do choro: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga.

Esse CD foi o destaque do programa USP Especiais, transmitido no dia 17 de julho pela Rádio USP (93,7 MHz).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

A edição de USP Especiais que destacou o CD Radamés Gnatalli – Valsas e Retratos, de Izaías e seus Chorões e Quintal Brasileiro, teve apresentação de Cido Tavares. Pesquisa, roteiro e locução adicional foram de Amanda Ferraresi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.