Racismo e ódio na atualidade são temas de palestras em São Paulo

Evento com a professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro acontece a partir desta quarta-feira, dia 13, na Unibes Cultural

 11/03/2024 - Publicado há 2 meses
Banner do evento – Foto: Reprodução/Unibes Cultural

 

Racismo, ódio e genocídios nos séculos 20 e 21 serão debatidos no ciclo de quatro palestras (In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos, que será ministrado pela historiadora e professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro, a partir desta quarta-feira, dia 13, às 19h30, na Unibes Cultural, em São Paulo. A entrada é grátis (ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla). As demais palestras do ciclo vão ocorrer nos dias 21 e 27 de março e 3 de abril.

A historiadora e professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Os quatro encontros pretendem analisar como o processo de construção do discurso racista, e mais especificamente o discurso antissemita nos séculos 20 e 21, continua a ser parte viva da memória coletiva e a seduzir países por seus paradigmas”, informa o texto de apresentação do ciclo. “Tanto o negacionismo como a banalização da memória histórica aprofundam ainda mais os sintomas da intolerância e da repressão aos grupos mais vulneráveis.” De acordo com os organizadores do evento, as palestras – que se inserem nos estudos sobre a História das Mentalidades – mostrarão os avanços e recuos das conquistas que marcaram o século 20 como a “era das catástrofes” e, ao mesmo tempo, como a “era dos direitos”. “A abordagem sobre genocídio e crimes contra a humanidade instiga a refletir sobre a responsabilidade do Estado pela preservação dos direitos e da vida dos cidadãos”, destaca ainda o texto. “Consideramos que a educação e o diálogo devem ser valorizados como estratégia enriquecedora para a preservação dos valores democráticos e o respeito aos direitos humanos.”

O ciclo é promovido pela Unibes Cultural em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, coordenado pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro. Docente do Departamento de História da FFLCH, Maria Luiza é autora de Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo, Mitos Sobre os Judeus, Impressos Subversivos: Arte, Cultura e Política no Brasil e do romance Os Diabos de Ourém, entre outras obras.

O ciclo de palestras (In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, será realizado nos dias 13, 21 e 27 de março e 3 de abril na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Pinheiros, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos podem ser obtidos na plataforma Sympla. Mais informações estão disponíveis no site da Unibes Cultural.

Genocídios, antissemitismo e negacionismo

A seguir, a programação completa do ciclo de palestras (In)Tolerância em Tempos Sombrios: Avanços e Retrocessos, com a professora Maria Luiza Tucci Carneiro.

Dia 13 de março, às 19h30: Construção, (des)construção e a veiculação dos discursos de ódio nos séculos 20 e 21: metáforas, antíteses e estigmas

Dia 21 de março, às 19h30: O século dos genocídios: Holocausto, expressão máxima de um projeto étnico-político em prol do extermínio das raças degeneradas

Dia 27 de março, às 19h30: Do antissemitismo tradicional ao antissemitismo moderno

Dia 3 de abril, às 19h30: A persistência de um pensamento racista no Brasil: história, memória e negacionismo

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.