Amizade Brasil-Japão – Foto: Julio Bazanini

Armando de Salles Oliveira – Foto: Julio Bazanini

À Liberdade – Foto: Julio Bazanini

Projeto visa à preservação dos monumentos da Cidade Universitária

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP vai promover ações de conservação e restauro das obras de arte espalhadas pelo campus

10/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 08/03/2023 as 16:57

Texto: Redação

Arte: Simone Gomes

Tendo em vista a importância artística e cultural dos monumentos expostos na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP dará início a um projeto de preservação e valorização dessas obras. A afirmação é da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Marli Quadros Leite. A data de início da execução do projeto não está definida, uma vez que ainda depende da captação dos recursos necessários. “Com o apoio da Reitoria, a PRCEU está trabalhando com a Fundação de Apoio à USP (Fusp) na montagem de um projeto para captar recursos por meio de leis de incentivo”, informa Marli. Ao longo dos últimos dias, o Jornal da USP apresentou alguns desses monumentos espalhados pelo campus (leia abaixo).

Segundo a pró-reitora, o projeto de preservação e valorização dos monumentos do campus deverá ocorrer em fases. Primeiro será feita a catalogação de todos os monumentos da Cidade Universitária, apontando as condições de cada um deles. Depois, a segunda fase prevê a recuperação e restauro das obras que não estiverem em condições adequadas, além da remodelação do seu entorno – que inclui identificação, iluminação, paisagismo e acessibilidade. Já a terceira fase, com caráter permanente, corresponde à conservação das obras, que será feita de modo individualizado, de acordo com suas características próprias.

A professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP - Foto: Marcos Santos

O projeto da Pró-Reitoria está baseado na dissertação de mestrado Esculturas no Campus Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira: Arte e Conservação (disponível neste link), apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em 2020, pelo engenheiro e professor Reinaldo Luiz dos Santos, sob orientação da professora Fabiana Lopes de Oliveira. “O objetivo da dissertação era mostrar que a Cidade Universitária tem um enorme potencial para se tornar um museu a céu aberto devido à importância das esculturas, seus significados e seus autores”, afirma a professora Fabiana. “Porém, para isso as obras têm que estar conservadas, expostas em um ambiente atrativo, onde o valor da arte escultórica seja reconhecido por todos que utilizam o espaço universitário e pela comunidade externa.”

Na época em que elaborou sua dissertação, Reinaldo dos Santos contou 33 monumentos expostos a céu aberto na Cidade Universitária, de autoria de diferentes artistas, como as esculturas abstratas Árvore, de Caciporé Torres, instalada na Avenida Luciano Martins Rodrigues, em frente à Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Ultramarinho, de Tomie Ohtake (1913-2015), localizada na Praça do Relógio, em frente ao Espaço das Artes. “Muitas das obras exigem uma intervenção bem simples, só uma limpeza. Outras precisam ser restauradas, porque estão em estado crítico, com pichações, partes quebradas e faltando”, destaca o autor da dissertação.

A professora Fabiana ressalta que, no momento, ela e sua equipe trabalham na elaboração de um projeto para obtenção de recursos via Lei Rouanet. “Uma vez submetido, o projeto será analisado e, se aprovado, ainda tem a etapa de captação de recursos. Logo, o cronograma vai depender, antes de tudo, de esse processo todo estar finalizado.”

A professora Fabiana Lopes de Oliveira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, orientadora da dissertação - Foto: Reprodução/FAU

Fabiana conta que, depois da apresentação da dissertação de Reinaldo dos Santos, em 2020, ela foi procurada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária para implantar na Cidade Universitária as ideias propostas naquele trabalho acadêmico. “Foi uma tremenda alegria receber esse contato”, lembra. A primeira reunião da sua equipe foi realizada no final do ano passado, com a presença também da professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, e uma representante da Fusp, Isabelle Gomes Durante. “Desde então estamos trabalhando para viabilizar o projeto.”

Reinaldo Luiz dos Santos, autor da dissertação - Foto: Researchgate

A dissertação de mestrado Esculturas no Campus Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira: Arte e Conservação, de Reinaldo Luiz dos Santos, que deu origem ao projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP de preservação dos monumentos do campus, está disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Com reportagem de Adrielly Kilryann

Confira abaixo os monumentos da Cidade Universitária destacados pelo Jornal da USP ao longo dos últimos dias.

OS MONUMENTOS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA