Monumento Armando de Salles Oliveira - Foto: Júlio Bazanini/Jornal da USP

07/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 09/02/2023 as 18:38

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Simone Gomes

Armando de Salles Oliveira (1887-1945) está logo na entrada da Cidade Universitária. Na escultura de Bruno Giorgi, o fundador da USP recepciona a todos. Paulistano, foi engenheiro graduado pela Escola Politécnica de São Paulo, jornalista e diretor do jornal O Estado de S. Paulo. Tornou-se oficialmente o fundador da Universidade de São Paulo ao assinar o decreto nº 6.283, em 25 de janeiro de 1934, como interventor de São Paulo entre 21 de agosto de 1933 e 11 de abril de 1935. Foi governador eleito pela Assembleia Constituinte de 11 de abril de 1935 a 20 de dezembro de 1936. Mas, em 1937, abdicou do cargo para concorrer à Presidência da República,  eleições que não ocorreram devido ao golpe de Estado de Getúlio Vargas. Com a implantação do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, Salles Oliveira foi exilado, escrevendo vários manifestos contra a ditadura.

Desde o início da construção da Cidade Universitária, nos anos 1950, foi feita uma grande campanha para homenagear o fundador. Mas a manifestação ficou esquecida. Só em 1971 o monumento, em bronze, com 7,5 metros de altura,  começou a ser instalado.

Em um discurso proferido em 1937, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Armando de Salles Oliveira assinalou: “O ensino é hoje, em São Paulo, um aparelhamento complexo, que vai das formas rudimentares adaptadas aos meios rurais à organização grandiosa de sua universidade (…). A escola e o voto são as armas das democracias. Serão as grandes armas do Brasil”. A sabedoria do fundador e mestre da Universidade de São Paulo é a lição para o momento atual.

Monumento Armando de Salles Oliveira – Foto: Júlio Bazanini/Jornal da USP