O Monumento à Liberdade, de Caetano Fraccaroli – Foto: Júlio Cesar Bazanini

09/02/2023 - Publicado há 1 ano

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Simone Gomes

O Monumento à Liberdade, instalado em frente ao Hospital Universitário da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo, é o instante de paz e esperança que o ítalo-brasileiro Caetano Fraccaroli (1911-1987) propicia aos olhares atentos. O escultor e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP criou a obra em 1958. A imagem da mulher altiva com asas abertas tem como referência a liberdade e a vitória da deusa grega Niké de Samotrácia ou Vitória de Samotrácia, que foi esculpida entre 280 e 185 a.C.

A escultura grega inspirou artistas de diversos países e épocas. Mas a obra de Fraccaroli é singular em seu rigor na forma e estética. Deveria ser instalada em um teatro grego idealizado pelo próprio artista ao lado da FAU, mas o projeto não foi adiante. Desde 1993, a obra em resina e fibra de vidro, toda branca, com 4 metros de altura, ilumina a fachada principal do Hospital Universitário.

Caetano Fraccaroli tem diversas obras públicas importantes em São Paulo, como a escultura Mãe, de 1964, na Praça Buenos Aires, e O Semeador, de 1969, na Praça Apecatu. Na USP, há também o Relógio Solar, de 1985, e o busto de Júlio de Mesquita Filho, de 1970.

O professor deixou várias lições. Dizia: “Há algo que transcende a um exclusivo gosto pessoal ou a um gosto na independência de um momento histórico. Só em função de alguma constante pode-se explicar que o homem realize e perceba a beleza, seja através de uma escultura primitiva, seja de uma estátua grega, seja de uma composição de nossos dias.”

Previous slide
Next slide