Monumento Ramos de Azevedo - Fotos : Júlio César Bazanini / Jornal da USP

06/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 09/02/2023 as 18:33

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Simone Gomes

São Paulo deve ao engenheiro-arquiteto paulistano Francisco de Paula Ramos de Azevedo os seus primeiros passos na trilha de uma elegante e próspera metrópole. Entre os seus grandes projetos estão o Theatro Municipal e o Palácio da Justiça. Ramos de Azevedo também projetou o Liceu de Artes e Ofícios (atual Pinacoteca) e foi um dos fundadores, em 1893, da Escola Politécnica, incorporada à USP em 1934.

Quando morreu, em Santos (SP), no dia 13 de junho de 1928, admiradores e amigos resolveram se unir na Comissão Pró-Monumento a Ramos de Azevedo para projetar uma estátua em homenagem ao engenheiro-arquiteto. As autoridades não quiseram custear a obra, porém a comissão conseguiu reunir 3.212 assinaturas para a sua construção. Para a escolha do projeto foi realizado um concurso e o escultor ítalo-brasileiro Galileo Emendabili foi o vencedor.

O monumento, com 22 toneladas e 25 metros de altura, foi instalado em 1934 na Avenida Tiradentes, em frente ao prédio do Liceu de Artes e Ofícios e da Estação da Luz. Porém, diante do crescimento da metrópole, e com as obras do eixo norte-sul da linha 1 do Metrô, em 1967, o monumento acabou sendo desmontado e encostado em um barracão no Liceu de Artes, onde está a Pinacoteca.

Em 1972, o Monumento Ramos de Azevedo encontrou finalmente um lugar para ser acolhido e que reverencia a sua história. Foi instalado na Cidade Universitária, perto da Escola Politécnica. O monumento representa Progresso e Vitória. No topo há duas fileiras de colunas onde está a figura forte do Gênio. Símbolo do progresso, está galopando no cavalo alado. Em uma das mãos, traz a deusa grega Niké, personificação da vitória. Tem também quatro figuras femininas nas escadarias que representam as musas da Escultura,  Pintura, Arquitetura e Engenharia. Na frente está Ramos de Azevedo, sentado e muito atento, observando os seus projetos. Há ainda as figuras masculinas simbolizando a força e o trabalho.

Previous slide
Next slide