Orquestra Sinfônica da USP exibe obras de Händel e Pergolesi

Com entrada grátis, concerto acontece neste sábado, dia 12, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo

10/08/2023 - Publicado há 9 meses
O compositores Georg Friederich Händel (à esquerda) e Giovanni Battista Pergolesi; no centro, a Orquestra Sinfônica da USP – Foto: Wikipédia Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) – Foto: Marcos Santos

O Stabat Mater, do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), e o Concerto Grosso em Lá Menor, opus 6, número 4, do compositor alemão naturalizado inglês Georg Friedrich Händel (1685-1759), são as duas obras que a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresentará neste sábado, dia 12, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A regência será do maestro Luís Otávio Santos. A entrada é grátis. Os ingressos podem ser obtidos na plataforma Appticket.

Stabat Mater foi a última composição de Pergolesi, finalizada quando ele já sofria com a tuberculose que o matou. Ela está baseada na famosa oração e hino medievais que lamentam os sofrimentos de Maria, mãe de Jesus, ao ver o filho sacrificado na cruz. A expressão Stabat Mater corresponde às primeiras palavras da oração, Stabat Mater dolorosa (“Estava a mãe com dores”). Com 12 movimentos, a obra de Pergolesi é composta para soprano e contralto, acompanhados de violinos, viola e baixo contínuo. Já o Concerto Grosso de Händel é destinado a dois violinos e um violoncelo, acompanhados de orquestra de cordas.

Nascido em 1972 na cidade de Juiz de Fora (MG), Luis Otavio Santos é formado em violino barroco pelo Koninlkijk Conservatorium de Haia (Holanda), onde foi discípulo de Sigiswald Kuijken e obteve o Master’s Degree em 1996. Desde 1992, desenvolve carreira na Europa como líder e solista de grupos de música antiga, como La Petite Bande (Bélgica), Ricercar Consort (Bélgica) e Le Concert Français (França). Foi professor da Scuola di Musica di Fiesole, em Florença (de 1997 a 2001), e do Conservatoire Royale de Musique de Bruxelles (de 1998 a 2005). Luis Otavio Santos atua como diretor artístico do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Também é fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (Emesp), onde leciona violino barroco. É doutor em música pela Universidadade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como regente de orquestras brasileiras, como a Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra Sinfônica da USP, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília e a Filarmônica de Goiás. Em 2007, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura. Foi eleito pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2011.

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) será neste sábado, dia 12, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Ingressos podem ser adquiridos na plataforma Appticket. Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos, que serão doados a comunidades do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pela telefone (11) 3091-3000.