Nova mostra de animação do Cinema da USP aborda temáticas adultas

Filmes como “Ghost in The Shell”, “Planeta Fantástico” e “Perfect Blue” integram a mostra, que vai até 13 de julho

 03/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por
7ª Mostra de animação – Imagem: Divulgação / Cinusp

Está em cartaz no Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) a 7ª Mostra de Animação. A seleção de filmes deste ano propõe a abordagem de temáticas adultas através da animação, tratando de assuntos complexos, graves e polêmicos. Com sessões gratuitas de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, a mostra vai até o dia 13 de julho.

A maioria das pessoas associa a animação a histórias infantis, já que durante décadas as principais obras produzidas nesse gênero se voltaram ao público mais novo. Afinal, quem não se lembra de algum filme da Disney que tenha marcado a sua infância? A nova Mostra de Animação do Cinusp faz um contraponto a isso.

“Ao longo das décadas, vários filmes foram sendo lançados ao redor mundo que usam a animação com o interesse de buscar expressão em outros gêneros, como drama, suspense, filme de guerra”, explica Henrique Casimiro, curador da mostra. A seleção de filmes aborda temas que passam por questões sociopolíticas e até guerras – reais e fictícias.

É o caso de Valsa com Bashir, filme presente na mostra, dirigido por Ari Folman, que retrata a Guerra do Líbano nos anos 80. Por um lado mais ficcional, as animações Animatrix e Ghost in the Shell – O Fantasma do Futuro, que também integram a programação, mostram cenários igualmente conflituosos. Sobre o último, Casimiro comenta: “Ele foi lançado em 1995, mas está a cada dia mais atual, especialmente em relação a como os conflitos entre governos e entre governos e a população se dão por meio da internet e do acesso à informação”.

O curador conta que a associação que se costuma fazer da animação a filmes infantis está, na verdade, ligada a uma visão ocidental. “Um país como o Japão tem filmes de animação para todos os públicos, não só predominantemente o infantil”, esclarece. É o caso de Perfect Blue, um de seus filmes favoritos da mostra. Nele, conflitos de identidade e a interação do ego com o exterior são abordados de maneira realista, trazendo reflexões aprofundadas sobre o papel da mulher na mídia.

Outros longas-metragens da 7ª Mostra de Animação do Cinusp se destacam na programação. Planeta Fantástico, uma animação francesa underground de 1973, imagina uma distopia na qual os seres humanos são bichos de estimação de alienígenas gigantes. Já Uma Grande Aventura, em que coelhos têm de buscar um novo lar, se aproxima das histórias infantis, utilizando-se da fábula para abordar o tema da disputa territorial.

.

[cycloneslider id=”cine_animacao”]

.

A 7ª Mostra de Animação acontece de 2 a 13 de julho, com sessões às 16 e às 19 horas, no Cinema da USP (Rua do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas na página do Cinusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.