Maria Victória Benevides vai receber título de Professora Emérita

Cerimônia será nesta quinta-feira, dia 3, na Faculdade de Educação da USP, com transmissão ao vivo pela internet

01/08/2023 - Publicado há 9 meses
A professora Maria Victória Benevides, da Faculdade de Educação da USP – Foto: Fapesp

A professora Maria Victória Benevides vai receber nesta quinta-feira, dia 3, às 16 horas, o título de Professora Emérita da Faculdade de Educação da USP. Na ocasião, ela será saudada pela professora Sonia Maria Portella Kruppa, da mesma faculdade. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Educação da USP, com transmissão ao vivo pelo canal da faculdade na plataforma Youtube.

“Homenagear Maria Victória significa unir-se a ela na luta por um País mais justo, em que os direitos humanos sejam reconhecidos”, dirá a professora Sonia Kruppa na sua saudação, como ela antecipou para o Jornal da USP. “Maria Victória, de voz vibrante, olhos atentos à história do Brasil, capaz de ouvir a dor daqueles que sofrem as injustiças. É isso que presenciamos em sua fala potente no Tribunal dos Povos, há cerca de um ano, quando perguntava indignada: ‘Que País é este que mata indígenas, quilombolas e negros?’, e, ao mesmo tempo, afirmava a força da esperança e a importância da democracia, com o mesmo tom de voz expressivo e contundente com que denunciou os interesses nada democráticos da conservadora Ação Democrática Parlamentar no consagrado filme Jango, de Silvio Tendler, que vale a pena ser revisto por sua infeliz atualidade.”

Ainda na sua saudação, a professora Sonia vai lembrar que Maria Victória compõe com outros grandes docentes da USP um coletivo de educadores “do mais alto valor acadêmico e humano”, a que se pode aplicar plenamente o sentido de “seres com o mundo”, do educador Paulo Freire. Ela vai citar, entre esses docentes, os professores Antonio Candido, Florestan Fernandes, Paul Singer, Dalmo de Abreu Dallari, Sylvia Leser de Mello, Celso de Rui Beisiegel, José Mário Pires Azanha, Lisete  Arelaro e Fábio Konder Comparato. “Que esta homenagem consagre Maria Vitória como um baluarte potente da Faculdade de Educação, sua faculdade por escolha, que deve dar seguimento à luta diária em defesa da democracia e da escola pública de qualidade socialmente referenciada”, dirá também Sonia.

Professora titular da Faculdade de Educação da USP – onde começou a lecionar em 1985 -, Maria Victória tem longa carreira acadêmica nas áreas de teoria política, democracia e direitos humanos. Formada em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais pela USP, ela é mestre, doutora e livre-docente pela USP, com pós-doutorado pelo Social Sciences Research Counsil, de Nova York, nos Estados Unidos, e especialização pela Université de Besançon, na França. Pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) de 1977 a 1985, é professora do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da USP e membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Direitos Humanos (Andhep). Entre os livros que publicou estão A Cidadania Ativa – Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular, Desafios para a Democracia no Brasil e A UDN e o Udenismo – Ambiguidades do Liberalismo Brasileiro.

A cerimônia de entrega do título de Professora Emérita à professora Maria Victória Benevides será nesta quinta-feira, dia 3, às 16 horas, no auditório da Faculdade de Educação (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Faculdade de Educação da USP na plataforma Youtube. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3574 e pelo e-mail apoioacadfe@usp.br.