Exposição na USP comemora 255 anos de Piracicaba

Mostra de fotos sobre a cidade será inaugurada neste domingo, dia 7, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

04/08/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Reprodução

As fortes correntes do Rio Piracicaba, antigas construções e paisagens exuberantes. Essas imagens estão entre as fotografias mostradas na exposição Piracicaba a Gosto, que será inaugurada neste domingo, dia 7, às 15 horas, no Museu Luiz de Queiroz da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a centenária unidade da USP localizada em Piracicaba. A exposição – que ficará em cartaz até 31 de agosto – comemora os 255 anos da cidade, fundada oficialmente em 1º de agosto de 1767.

De autoria do fotógrafo Benedito Libório, as fotografias exibidas na mostra são acompanhadas de textos escritos por Carmen Pilotto. Libório e Carmen são funcionários da Esalq. As imagens e os textos são extraídos do livro Piracicaba a Gosto, lançado em 2020 (disponível neste link). Além das fotos, a mostra traz também peças museológicas que retratam o cotidiano de Piracicaba.

No evento de abertura da mostra, no dia 7, está prevista uma programação cultural. A professora Marly Germano Perecin – doutora em História pela USP – fará a palestra Os Dons e as Graças do Divino, sobre uma das mais populares manifestações do catolicismo no Brasil, a Festa do Divino. Uma bandeira do Divino será exibida na mostra. Sob regência da maestrina Cíntia Pinotti, o Grupo Vocal Luiz de Queiroz cantará músicas típicas do cancioneiro piracicabano. Haverá a participação de membros da Academia Piracicabana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

No prefácio de Piracicaba a Gosto, Carmen Pilotto e Benedito Libório destacam que as imagens publicadas no livro não possuem nenhum viés técnico ou linear. “Trata-se apenas de escolha emocional. O jogo da luz e da sombra é o mote para a definição das fotos escolhidas. Elementos alternados que configuram o universo da materialidade das coisas e sua dualidade com o elemento sensorial.”

De acordo com Carmen e Libório, Piracicaba é uma cidade que sempre surpreende. “As torres projetadas, os recortes artísticos, a natureza exuberante. Tudo faz parte de um cenário que muitas vezes não notamos com detalhes. E nos espantamos quando fotógrafos caminhantes e de olhares curiosos registram imagens de momentos ou objetos que ainda não observamos.”

A exposição Piracicaba a Gosto será inaugurada neste domingo, dia 7, às 15 horas, no Museu Luiz de Queiroz da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP (Avenida Pádua Dias, 11, em Piracicaba, próximo ao Pavilhão de Engenharia). A visitação pode ser feita até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3429-4305 e pelo e-mail museulq@usp.br.

O livro Piracicaba a Gosto está disponível neste link (clique aqui).