“Diversas” celebra o Dia de Combate à LGBTQIA+fobia

Programa da Rádio USP lembra a pioneira Tuca e traz músicas de Linn da Quebrada, Triz, Doralyce e Bixarte

 21/05/2021 - Publicado há 4 anos

Ouça nos links abaixo o programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 20 de maio de 2021.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
A cantora e compositora paulistana Tuca (1944-1978) – Foto: Wikimedia Commons

Para lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia – celebrado em 17 de maio -, o programa Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 20 passado quatro cantoras de resistência da música brasileira: Linn da Quebrada, Triz, Doralyce e Bixarte. Na seção “Resgate”, a apresentadora do programa, jornalista Fabiana Ferraz, abordou a obra da compositora paulistana Tuca (1944-1978), que surgiu na era dos festivais de música popular, nos anos 60, e foi precursora da representatividade LGBTQIA+ na música brasileira.

Diversas destacou ainda Dani Nega e seu novo single, Como Noix Quisé, que denuncia o genocídio de jovens negros nas periferias do Brasil, e a música Mulher Bicho Solto, de Luana Flores, que celebra mulheres históricas da Paraíba.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às sextas-feiras, ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pela jornalista e radialista Fabiana Ferraz.

As edições anteriores de Diversas – As Mulheres na Música Brasileira estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.