O grupo Feminino do Coral da USP: apresentações em homenagem às mulheres - Foto: Rebeca Pereira

Mulheres serão homenageadas em apresentações do Coral da USP

Em março, grupo Feminino fará recitais que incluem músicas compostas por integrantes do conjunto vocal da Universidade

23/02/2023 - Publicado há 1 ano

Texto: Rebeca Fonseca
Arte: Carolina Borin Garcia

O grupo Feminino do Coral da USP (Coralusp) fará apresentações especiais do dia 31 de março até 2 de abril, em homenagem às mulheres e ao seu mês. A estreia será no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, às 21 horas, e as outras datas ainda não têm local definido. Canções autorais de integrantes do coral estarão incluídas em um repertório musical exclusivamente feminino.

Beth Amin, orientadora de canto e idealizadora da apresentação, explica que o espetáculo irá relacionar os quatro elementos da natureza à feminilidade. Ao fogo, à terra, ao ar e à água foram selecionadas ou compostas músicas específicas. “A gente sentou e pensou em tudo que vinha na mente quando falávamos em um dos elementos. A terra, por exemplo, lembra mãe, e isso está em uma das nossas composições”, conta.

Serão cantadas dez músicas, sendo seis de autoria de mulheres do Coralusp. A cantora Sílvia Cueva compôs uma delas e Beth, cinco, sozinha ou em conjunto com as coralistas do grupo. A professora Selma Boragian é quem está fazendo os arranjos para as músicas. As outras quatro canções serão de Marisa Monte (Segue o Seco e Lenda das Sereias, Rainha do Mar) e de Joyce Moreno (Mistérios Clareana). As letras de duas das canções autorais podem ser lidas abaixo:

Terra Mãe, composta por Beth Amin com o grupo Feminino

Terra mãe

Clama e grita

Seu valor

Desvendar

Traduzir, decifrar, seu enigma

Sua voz, seu algoz, sua sina

O Rio-Odoyá, composta por Beth Amin

Nasce o rio

Água pura pra beber

Desce o rio

Água fresca pra banhar

Segue o rio

Me leva pra outro lugar

Corre o rio

Pros braços de Yemanjá

Ensaio das integrantes do grupo Feminino do Coral da USP - Foto: Gabriel Novais

“O espetáculo é uma linha, a gente não fará pausas para agradecimentos, a gente vai conectar as músicas com partes instrumentais, com iluminação ou com textos”, explica Beth. A única exceção à organização e execução femininas será um texto do livro mais recente de Ailton Krenak, Futuro Ancestral (2022), que será lido na apresentação.

Segundo Beth, entre 40 e 50 mulheres de diferentes idades participarão da apresentação. Dois grupos serão unidos, um regido por Márcia Hentschel e outro por Paula Monteiro. Dessa forma, cantoras mais experientes se juntarão a participantes mais novas do coral. “O Coralusp tem a característica de os coros não serem muito homogêneos, é uma mistura de talentos. A ideia deste trabalho é que elas façam o que elas fazem melhor.”

Ensaio do grupo Feminino do Coral da USP - Foto: Rebeca Pereira

“O feminino é uma força motora no Coralusp. Todas as aulas têm muito mais mulheres, elas são mais presentes, sempre vêm nos ensaios”, relata Beth. A orientadora explica que o grupo feminino nasceu da vontade de fazer um trabalho específico com o grande número de pessoas com vozes agudas no coral, que é maior que a quantidade de inscritas com vozes graves.

A presença feminina também será vista na banda, com instrumentistas convidadas, que tocarão piano, baixo e violoncelo, e nas danças coreografadas pela atriz e cantora Suzana Muniz. A homenagem será para todas as pessoas do gênero feminino, sem dedicar honras a nenhuma em específico. Beth antecipa que quer estimular as mulheres a levarem filhas, netas e sobrinhas ao espetáculo e que no final da apresentação haverá uma surpresa para elas.

O Coral da USP (Coralusp) é um conjunto de corais aberto à comunidade universitária e também para quem não integra a Universidade. As inscrições do primeiro semestre estão abertas até o dia 31 de março no site do Coralusp (www.usp.br/coralusp). Para se inscrever, é necessário ter 18 anos ou mais e estar vacinado contra a covid-19. Atualmente, o coral tem 12 grupos com repertórios e horários de ensaios diversos. Samba, MPB, música sacra e música erudita são alguns dos gêneros trabalhados pelo coral. Os interessados podem escolher qual grupo desejam integrar e depois devem realizar um teste vocal com o regente desse grupo. Caso o interessado não seja selecionado, ele pode fazer parte de oficinas para receber orientação vocal por seis meses. Mais informações estão disponíveis no site do Coralusp (www.usp.br/coralusp).