Cinusp Paulo Emílio retorna com a mostra “Épicos”

A primeira mostra do ano traz grandes filmes do gênero, como “Assim Caminha a Humanidade” e “Spartacus”

 30/01/2024 - Publicado há 3 meses
Cartaz da mostra "Épicos" - Imagem: Reprodução/Cinusp

O Cinusp Paulo Emílio retoma suas atividades em 2024 com a mostra Épicos. Entre 29 de janeiro e 18 de fevereiro, a mostra traz 13 filmes que dão conta da imponência e de diversas facetas desse gênero.

Indo para além da roupagem tradicional do épico — que surge atrelada às epopeias da Antiguidade e se consolidou no cinema nos filmes de guerra –, a curadoria se propõe a expandir as fronteiras do estilo, trazendo filmes que estabeleceram novos caminhos e histórias.

Uma das características do épico é trazer uma história cujo impacto supera a dimensão do protagonista. Nesse sentido está Malcolm X, de Spike Lee, uma cinebiografia que atravessa décadas da trajetória de um dos maiores ativistas antirracistas da história. Outro aspecto do gênero é a longa temporalidade, presente em Assim Caminha a Humanidade, que conta a saga de três gerações de uma família rica texana, e Pássaros de Verão, uma obra de ascensão e queda no mundo do narcotráfico colombiano.

Cenários grandiosos, figurinos suntuosos e grandes batalhas estão presentes nas obras de Stanley Kubrick e Akira Kurosawa da mostra. Spartacus, de Kubrick, traz a rebelião de um escravizado contra o Império Romano, enquanto Kagemusha: A Sombra do Samurai explora a história do Japão antes da unificação, com seus domínios divididos entre senhores feudais.

Dentro da temática, não há como escapar da intersecção com a História e seus personagens. Napoleão, de Abel Gance, lançado em 1927 como o primeiro de uma série de seis filmes — nunca realizados –, consolidou uma construção heroica de uso recorrente em cinebiografias posteriores, e se destaca pelo emprego de inovações técnicas.

Já Sarraounia desconstrói o mito dos grandes heróis colonizadores, apresentando a história real de Sarraounia Mangou, rainha que lutou e protegeu seu povo contra as missões coloniais francesas. No mesmo sentido, Aguirre, a Cólera dos Deuses,  de Werner Herzog, retrata a decadência e a crueldade do colonizador espanhol.

A curadoria expande o épico para diferentes formas cinematográficas: na animação musical Mulan, uma jovem chinesa se disfarça de homem para lutar no lugar de seu pai na guerra. RRR: Revolta, Rebelião, Revolução, também com intervenções musicais típicas do cinema indiano, é um espetáculo visual, onde dois homens de diferentes posições sociais devem se unir para enfrentar o poderio britânico na Índia do começo do século 20.

 A Luz, primeiro longa africano contemplado com o Prêmio do Júri em Cannes, e A Hora e a Vez de Augusto Matraga, adaptação do clássico de Guimarães Rosa, tratam de suas especificidades regionais, sem se preocupar com o espectador estrangeiro, trazendo sua realidade cultural épica sem ficarem presos a uma estrutura narrativa clássica.

Por fim, o universo da fantasia épica é contemplado pela incontornável adaptação dos livros de J. R. R. Tolkien. Em 16 de fevereiro, o “Noitão O Senhor dos Anéis” exibirá em 4K a trilogia completa durante uma noite inteira de aventura.

A mostra Épicos acontece entre os dias 29 de janeiro e 18 de fevereiro. O Cinusp funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h, e o Maria Antonia funciona sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A entrada é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP.

Para mais informações, acesse:
www.usp.br/cinusp/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.