Cinema da USP exibe filmes da Mostra Internacional de Cinema

Evento terá 41 produções exibidas na USP, entre elas uma obra de ex-alunos da Universidade

23/10/2017 - Publicado há 7 anos

De 23 de setembro a 1º de novembro, o Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio recebe 16 filmes que compõem as seções Perspectiva Internacional  e Competição de Novos Diretores da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

”Uma iniciativa como essa é uma grande porta de entrada para filmes que são muito recentes. A maioria deles nunca foi exibida no Brasil. Além disso, enquanto alguns terão lançamento comercial no cinema, outro não terão a oportunidade de serem vistos”, analisa Thiago de André, coordenador de programação do Cinusp. ”É muito importante permitir esse acesso ao público. Neste sentido, o Cinusp é muito importante, não só para o público universitário”, completou.

Em sentido horário, começando do alto, à esquerda, os filmes: O Golfo, Beijos de Borboleta, O Vendedor de Orquídeas e Cartas para Um Ladrão de Livros – Fotos: Divulgação

Na seção Perspectiva Internacional, produções de diversos países serão apresentadas ao público da Mostra Internacional. Destacam-se os filmes Belinda (França), Primogênito (Letônia), California Dreams (Estados Unidos), Em Retirada (Estados Unidos), Morte sobre Rodas (Hungria), A Noite em que Nadei (França e Japão), Cartas para Um Ladrão de Livros (Brasil), Escolhendo aos Vinte (Suíça e Argélia) e O Vendedor de Orquídeas (Venezuela e México), sobre o pintor venezuelano Oswaldo Vigas.

O coordenador de programação do Cinusp comenta sobre esse intercâmbio cultural. ”É comum que tenhamos maior contato com produções norte-americanas, mas os filmes desses países precisam de um local de difusão e de um evento desta magnitude para que o público tenha contato com uma efetiva cultura cinematográfica”, disse André, que ainda destacou o filme brasileiro Cartas para Um Ladrão de Livros, que conta a história de Laéssio Rodrigues, considerado o maior ladrão de obras raras do País. A produção é dirigida por Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, ambos ex-alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Cartas para Um Ladrão de Livros será exibido na próxima sexta-feira, 27, às 19h. Após o filme, haverá um debate entre o público e os diretores da obra.

Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros (no centro), ex-alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, diretores do filme Cartas para Um Ladrão de Livros – Foto: Murillo Tinoco/AGI9

Em Competição de Novos Diretores serão exibidos os filmes O Sabor da Flor de Arroz (China), O Golfo (Turquia, Alemanha, Grécia), Vida Fácil (Estados Unidos), O Quarteto (República Tcheca), Corações Puros (Itália), Corvos (Suécia) e Beijos de Borboleta (Reino Unido), vencedor do Urso de Cristal de Melhor Filme na seção Generation 14plus do Festival de Berlim.

A 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai até o dia 1º de novembro. As sessões do Cinusp serão realizadas no Auditório A do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Os filmes também serão exibidos em outras salas de cinema de São Paulo. Para mais informações, acesse o site do Cinusp ou o site da mostra.