O que a ética do consequencialismo tem a ver com os cientistas

Convicções éticas podem se aproximar ou se afastar de correntes importantes de pensamento

 15/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O debate levantado nos últimos dias sobre a ética do consequencialismo e como ela se aplica às ciências e aos cientistas são o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Não sou especialista em ética ou filosofia, portanto não posso apresentar uma visão aprofundada sobre o assunto”, afirma. “Mas acredito que todos nós tenhamos interesse em examinar o quanto nossas convicções éticas se aproximam ou se afastam de correntes importantes de pensamento.”

“De modo simplificado, éticas consequencialistas, ou mais geralmente, teleológicas, colocam ênfase nos resultados de uma ação para avaliar seu valor moral”, explica Nussenzveig. “Em contraposição, éticas deontológicas avaliam se algo é correto ou não pelo caráter do comportamento em si, independentemente dos seus resultados. Muitas vezes, éticas consequencialistas são consideradas puramente racionais, enquanto as religiões costumam se guiar por valores deontológicos.”

Segundo o físico, más condutas prejudicam todo o empreendimento científico, em que credibilidade é importante porque evita que tempo seja desperdiçado em desconfianças inúteis de resultados de outros cientistas. “Vejamos, por exemplo, a falsificação de dados. Na maioria dos casos, cientistas acreditam firmemente que um determinado efeito ocorre e, para apressar suas conclusões, falsificam ou falseiam dados para convencer colegas. Acreditam que o resultado justifique a violação…”, aponta. “A conseqüência é que outros cientistas desenvolvem outros trabalhos baseados naquele resultado falso, num castelo de cartas que acaba desmoronando.”

Ouça mais clicando no player acima.


Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.