Como falar sobre pesquisa científica com o público em geral?

O workshop “Jornalismo científico: a experiência da editoria de Ciências do Jornal da USP” será realizado no dia 6 de junho, das 14h às 17h, no Instituto de Estudos Avançados (IEA)

02/06/2023 - Publicado há 11 meses
Os estagiários Gustavo, Camila, Danilo e Maria Fernanda na redação do Jornal da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Como falar sobre pesquisa científica com o público não especializado? Na próxima terça-feira, 6 de junho, a jornalista Valéria Dias, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, ministra o workshop Jornalismo científico: a experiência da editoria de Ciências do Jornal da USP, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, das 14h às 17h.

A jornalista vai falar do dia a dia do Jornal da USP e suas editorias e, de modo mais aprofundado, das rotinas da editoria de Ciências. Serão discutidas as diferenças entre artigo científico e texto jornalístico, o que é lide e as “perguntas fundamentais” que o texto jornalístico deve responder, o que é pirâmide invertida e outros elementos ligados ao jornalismo. Serão apresentados artigos científicos que renderam matérias jornalísticas na editoria de Ciências e depois se transformaram em pautas em emissoras de TV e outros veículos de imprensa, além de alguns links e materiais que podem servir de apoio tanto nas discussões e reflexões sobre divulgação científica, bem como trazer alguma inspiração para as diferentes formas de falar de ciência com o público não especializado.

O evento, público e gratuito, será transmitido neste link: www.iea.usp.br/aovivo

Mais informações: http://www.iea.usp.br/eventos/workshop-jornalismo-cientifico