Livro é mapa para compreender a infinidade de redes permeando o mundo

Obra é uma das primeiras a analisar matematicamente a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas

 24/01/2019 - Publicado há 5 anos

Na infinidade de redes permeando nosso mundo, algumas podem ser constituídas por bilhões de componentes, conectados de incontáveis formas. Para colaborar com os cientistas que investigam essa complexidade toda, pesquisadores lançaram o livro Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties. “Na Internet, os computadores são conectados por fibra óptica assim como na sociedade as pessoas são ligadas por laços de amizade. Essas conexões são cientificamente estudadas no campo das redes complexas”, explica um dos autores da obra, o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Se as redes estão presentes por toda parte, das interações entre os animais na natureza até as relações entre as células no nosso corpo, a aplicabilidade dessa área de estudos pode resultar em grandes avanços científicos e tecnológicos.  “Se considerarmos a organização dessas redes, será possível o controle de doenças infecciosas, a criação de meios de transporte otimizados e o estudo do cérebro”, exemplifica Rodrigues. Por se tratar de um tema interdisciplinar, as pesquisas nesse campo têm unido cientistas de diferentes áreas, como matemática, física, biologia, ciências de computação, sociologia, entre outras.

Camadas

A novidade da obra está em ser uma das primeiras a descrever matematicamente como analisar a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas. “Nossa colaboração vem crescendo ao longo dos anos e o livro foi uma consequência da interação entre os pesquisadores e os alunos que orientei. As colaborações internacionais são cada vez mais importantes para o intercâmbio de ideias e acredito que os alunos se beneficiam muito da experiência em grupos internacionais de alto nível”, destaca o autor.

Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos – Foto:

Entre os autores da obra está o presidente da Complex Systems Society e vice-presidente da Network Science Society, Yamir Moreno. Vice-diretor do Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Moreno é, ainda, pesquisador líder na ISI Foundation, em Turin, na Itália. Outro pesquisador da mesma fundação também é autor da obra: Guilherme Ferraz de Arruda, que fez mestrado e doutorado no ICMC sob orientação do professor Francisco. Completa o time dos autores do livro Emanuele Cozzo, que é pós-doutorando no Instituto de Sistemas Complexos da Universidade de Barcelona.

Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties foi lançado em setembro de 2018, durante a Conference on Complex Systems 2018, realizada em Thessaloniki, na Grécia. A obra pode ser adquirida neste site.

Mais informações: no site do ICMC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.