Webinar discute Década do Oceano e cultura oceânica

Iniciativa é promovida pelo Ilha do Conhecimento, Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano e a Liga das Mulheres pelo Oceano

 15/10/2021 - Publicado há 2 meses
Por

Os oceanos são importantes fontes de bem-estar para a humanidade. Afinal, eles armazenam carbono e produzem oxigênio, estabilizando o clima, e também são responsáveis por fornecer recursos alimentares, minerais, energéticos, recreativos e culturais. As Nações Unidas, inclusive, declararam 2021-2030 a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de criar uma estrutura que possibilite a todos os países atingir as prioridades da Agenda 2030 relacionadas aos oceanos. Para debater esse tema, o grupo de divulgação científica Ilha do Conhecimento, a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano e a Liga das Mulheres pelo Oceano promovem nos dias 19 e 20 de outubro, a partir das 19h, o webinar Oceano Além da Costa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano no YouTube. As atividades do dia 19 serão transmitidas neste link e as do dia 20, neste link. Os participantes inscritos receberão certificado.

Os palestrantes serão a professora da Unifesp Bárbara Lage, o pesquisador da Unifesp Rodrigo Domingues, o professor da USP Alexander Turra, a professora da Universidade de Brasília Carina Oliveira, a doutoranda da Universidade Federal Fluminense Natália Resende de Souza, a fundadora da empresa Aqua Cuesta, Isabelle Leite Perez, a analista ambiental do Ibama Mariana Graciosa Pereira e a graduanda da Universidade Federal de Lavras Gabriela Spuri do Vale. A mediação será da professora da Unicamp Germana Barata e da integrante do Instituto Geração Oceano X Larisse Faroni-Perez. A abertura será feita pela coordenadora-geral de Oceano, Antártida e Geociências do Departamento de Ciências da Natureza da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Karen Silverwood-Cope, e pelo oficial de comunicação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco Vinicios Lindoso.

Eles farão uma discussão interdisciplinar sobre a Década do Oceano e a cultura oceânica para pessoas que trabalham e estudam no interior do País, promovendo uma discussão interdisciplinar sobre o tema e levando, assim, o oceano para além da costa.

O evento tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

Mais informações: contato@ilhadoconhecimento.com.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.