USP recebe sessão de leitura voltada para pacientes em tratamento contra o câncer e doenças neurodegenerativas

Sessão de leitura, no dia 21 de dezembro, às 9h20, é promovida através de parceria entre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e Observatório do Livro e da Leitura

20/12/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Joel Muniz / Unsplash

Nesta quarta-feira, 21/12, às 9h20, o projeto Tomates Verdes Fritos com mulheres mastectomizadas vai realizar uma sessão do clube de leitura, em parceria com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Reabilitação de Mastectomizadas (Rema), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. O encontro será no laboratório do prédio Cecília Pontel da EERP, no campus da USP.

A mediação da sessão de leitura vai ser feita pela psicóloga e biblioterapeuta Maria Baldassari, com a participação de estagiários do curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O clube acontece por meio de parceria entre o Observatório do Livro e da Leitura e a EERP, dentro do projeto Tomates Verdes Fritos, com a supervisão da psicóloga e biblioterapeuta Juliana Bessa. “Esse projeto tem como objetivo principal proporcionar maior bem-estar físico e emocional a pacientes em tratamento de câncer e doenças neurodegenerativas por meio das técnicas da biblioterapia, uma estratégia terapêutica que se utiliza da leitura como forma de melhorar a saúde mental”, informam os organizadores.

Paras as atividades, o projeto utiliza livros escolhidos pelos curadores que atuam com o uso terapêutico da leitura de acordo com o perfil do participante, a fim de promover apaziguamento, conscientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia.

O Tomates Verdes Fritos é voltado para pessoas acima de 60 anos, que residem em Ribeirão Preto e possuem histórico de tratamento de doenças crônicas ou neurodegenerativas. As sessões são gratuitas e realizadas quinzenalmente na casa do próprio paciente ou em locais como livrarias, bibliotecas, parques e cafés ou on-line.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis aqui.