USP Filarmônica apresenta obras dos séculos 18 e 19

Com o Coro Acadêmico da Osesp, orquestra faz concertos nos dias 27 e 28 em Ribeirão Preto e São Carlos

22/06/2023 - Publicado há 11 meses
A USP Filarmônica está ligada ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP – Foto: André Esteves

A USP Filarmônica sobe ao palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no dia 27, terça-feira às 20 horas, em apresentação que integra a programação do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto. Ela terá a companhia do Coro Acadêmico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que está em turnê de dez anos pelo Estado de São Paulo. Já no dia 28, quarta-feira, também às 20 horas, a USP Filarmônica e o Coro Acadêmico da Osesp se apresentam na Catedral de São Carlos, no centro da cidade. Nos dois concertos, a entrada é grátis.

O programa coral-sinfônico conta com obras de compositores pretos e pardos dos séculos 18 e 19, como João de Deus de Castro Lobo, Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino), Antonio Carlos Gomes, José Maurício Nunes Garcia, José Maria Xavier e Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, entre outros.

Da USP Filarmônica participam os solistas André Luís Giovanini Micheletti (violoncelo), João Paulo Henrique da Silva (clarinete), Nabade Tomás da Silva (trompa) e Tales Thomas de Souza (trombone), sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

O Coro Acadêmico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) – Foto: Laura Manfredini

Já pelo Coro da Osesp se apresentam os solistas Yohanna Granatta (soprano), Fernanda Ribeiro (soprano), Isabel Quintela (soprano), Janaína Avanzo (soprano), Fernanda França (soprano), Emily Alves (mezzo soprano), Luna Previatti (mezzo soprano), Célio Souza (barítono), Nathália Soares (contralto), Gabriel Soares (tenor) e Diego Bosnich (baixo), sob regência do maestro Marcos Thadeu.

As apresentações fazem parte da série mensal Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP – que mantém a USP Filarmônica -, em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e da Fundação Dom Pedro II.

O Coro Acadêmico

Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, o Coro Acadêmico da Osesp é composto dos alunos da Classe de Canto da Academia de Música da Osesp, sob direção do maestro Marcos Thadeu. Oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico para coro e orientação em técnica vocal, prosódia e dicção, além da vivência no cotidiano de um coro profissional, fazendo apresentações regulares junto ao Coro da Osesp. Em 2021, a Classe foi reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico Profissionalizante em Canto. Os alunos que concluem a formação passam então a receber um Certificado Técnico Profissionalizante, válido em todo o território nacional.

USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários e ex-estudantes egressos do curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (Nap-Cipem) Cipem do Departamento de Música da FFCLRP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Os concertos da USP Filarmônica com o Coro Acadêmico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) acontecem no dia 27, terça-feira, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370, centro), e no dia 28, quarta-feira, às 20 horas, na Catedral de São Carlos (Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/nº, centro). Entrada grátis. Não há necessidade de retirar ingressos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica.