Carreta que traz o tour virtual pelo Engenho dos Erasmos estará em Ribeirão Preto nesta terça-feira

A carreta estará no pátio do Centro de Educação Física e Esportes da Prefeitura do Campus, das 9h às 17h, e as atividades são abertas ao público e gratuitas

 28/08/2023 - Publicado há 8 meses
Por
Foto: Reprodução / YouTube Canal USP

A Unidade Móvel do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, ou simplesmente Engenho dos Erasmos, conta com uma carreta e tem como objetivo levar conhecimentos ao público sobre temas ligados ao Engenho e seus aspectos socioambientais, arqueológicos, históricos e arquitetônicos, por meio de um tour virtual pelas ruínas do antigo Engenho São Jorge dos Erasmos, datado do século 16. 

O Engenho dos Erasmos fica em Santos, litoral do Estado de São Paulo, e é a mais antiga evidência física da colonização portuguesa no Brasil, testemunho material do início da ocupação europeia no território americano e do contato do colonizador com indígenas e africanos escravizados.

Além do tour, haverá oficina de observação de aves, biblioteca e exibição de um documentário, além de jogos, dinâmicas e atividades educativas e um exclusivo Jogo das Profissões, criado pelo setor educativo do Engenho. No jogo colaborativo, dúvidas sobre diversas carreiras e áreas de atuação ligadas a museus e sítios arqueológicos podem ser esclarecidas.   

A carreta, que faz parte do Projeto USP na Comunidade, estará no pátio do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer) da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto, nesta terça-feira (29/8) das 9h às 17h, e as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Um dos primeiros engenhos de açúcar do país e sua data de construção remonta a 1534 – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

 

Engenho dos Erasmos

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é uma Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP e um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Fica na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, no estado de São Paulo. É a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro e sua data de construção remonta a 1534.

Doado à USP em 1958, desde 2004 desenvolve programas educacionais que buscam viabilizar o conhecimento a partir da interdisciplinaridade, em vista do contexto histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as Ruínas estão inseridas.

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos é um polo de realização de múltiplas atividades profissionais e nele trabalham e se aperfeiçoam historiadores, filósofos, arqueólogos, geógrafos, biólogos, engenheiros, arquitetos, jornalistas e educadores das mais diversas áreas.

Para mais informações sobre o Engenho dos Erasmos, acesse o site (http://www.engenho.prceu.usp.br/) e siga as redes sociais (https://linktr.ee/engenhoerasmos) do museu.

Com informações de Mariana Garrido – Estagiária de Comunicação do Engenho dos Erasmos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.